O conselho de administração da Volkswagen (FRA: VOW) apoiou na noite da última segunda-feira (14) as mudanças implementadas pelo CEO da montadora, Herbert Diess, para acelerar o ritmo da empresa no segmento de veículos elétricos. As informações foram divulgadas pelo The Wall Street Journal.
Os diretores da companhia confirmaram várias nomeações importantes do executivo, o que colocou um fim a semanas de disputas internas sobre o ritmo de mudança na Volkswagen.
De acordo com o jornal, Diess desejava acelerar a mudança da companhia para carros elétricos e preencher rapidamente os cargos executivos vazios, posição que encontrou oposição de líderes trabalhistas, que segundo a lei alemã, ocupam metade dos assentos no conselho de administração da montadora.
A notícia parece ter sido bem recebida pelo mercado. Hoje, as ações da Volkswagen fecharam em alta de 6,42%, cotadas a € 164,00 (cerca de R$ 1.013,52). Enquanto isso, o índice DAX 30, que reúne as 30 companhias abertas de melhor performance da Bolsa de Frankfurt, avançou 0,40%, a 393,42 pontos.
Volkswagen sob pressão para investir em redução de carbono
Ainda segundo o The Wall Street Journal, as dificuldades enfrentadas pela maior fabricante de automóveis do mundo em volume de vendas segue a pressão enfrentada por outras montadoras enquanto as companhias buscam contornar o desafio de reduzir as emissões de carbono.
A manobra vem sendo impulsionada tanto por regulamentações mais rígidas, principalmente em países europeus, quanto pelo crescimento da concorrência de novas empresas focadas totalmente em veículos elétricos, como é o caso da Tesla (NASDAQ: TSLA).
Apesar disso, a mudança não é de todo fácil. Uma transformação do gênero possui impactos de longo alcance nos processos de produção, assim como em empregos e até mesmo na economia regional.
Para isso, a Volkswagen informou à Dow Jones Newswires que pretende investir € 73 bilhões em veículos elétricos e híbridos, bem como em digitalização, nos próximos cinco anos. Desse total, € 27 bilhões serão usados para investimentos em digitalização, € 35 bilhões serão destinados à baterias dos carros elétricos e os € 11 bilhões restantes devem ser utilizados no desenvolvimento de veículos híbridos em modelos que já existem.