A Volkswagen registrou alta de 13% em seu lucro líquido em 2019 em comparação ao ano anterior. O balanço de resultados do quarto trimestre da montadora alemã foi divulgado na última sexta-feira (28).
No acumulado de 2019, o lucro líquido da Volkswagen atingiu 13,3 bilhões de euros (cerca de R$ 65,6 bilhões). Em 2018, o valor obtido foi de 11,8 bilhões de euros.
A receita líquida da companhia avançou 7,1% no ano passado ante 2018, para 252,6 bilhões de euros. A companhia informou ainda que prevê alta de 4% para a receita em 2020. Além disso, a projeção é que o retorno operacional das vendas varie entre 6,5% e 7,5%.
Em 2019, as entregas da montadora aos clientes aumentaram 1,3% em relação ao ano anterior, chegando a 11 milhões de unidades. Para 2020, a empresa prevê que o número se mantenha em linha ao resultado do ano passado.
Segundo a companhia alemã, as consequências da epidemia de coronavírus (Covid-19) poderão alterar as projeções realizadas para este ano. Entretanto, a empresa não apresentou nenhum dado sobre os impactos e informou somente que está monitorando os efeitos do vírus para a produção.
“Os desafios vão surgir particularmente da situação econômica, da crescente concorrência, da volatilidade das commodities e do câmbio e de restrições mais exigentes relacionadas com as emissões [de poluentes]”, informou a companhia, em seu balanço de resultados, sobre as expectativas para este ano.
Vendas da Volkswagen caem na China por conta do coronavírus
A Volkswagen informou que suas vendas caíram 11% na China em janeiro por impacto da epidemia de coronavírus no país. No período, a montadora vendeu 343,4 mil veículos em território asiático. No mesmo mês do passado, o número de automóveis vendidos foi de 387,3 mil no país asiático.
Saiba mais: Coronavírus: Vendas da Volkswagen caem na China por conta da epidemia
Em contrapartida, as vendas na China aumentaram 17% em dezembro de 2019 quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Em todo o mundo, as vendas da montadora alemã caíram 5,2% no mês passado, para 836.800 veículos.
A epidemia fez com que a Volkswagen precisasse paralisar as operações de suas fábricas no país. Inicialmente, a reabertura deveria ocorrer no dia 10 de fevereiro. Entretanto, o aumento do número de casos fez com que a ocasião fosse postergada.
Notícias Relacionadas