Voepass: posso pedir reembolso da passagem se não me sentir seguro a embarcar?
Desde o acidente com uma aeronave da Voepass na última sexta-feira (9), diversos clientes da companhia aérea têm demonstrado preocupações quanto à segurança dos voos. Como consequência, algumas das pessoas que possuem passagens compradas com a empresa estão buscando alternativas para remarcar ou pedir o reembolso dos bilhetes.
A plataforma Reclame Aqui, conhecida por intermediar conflitos entre empresas e consumidores, tem registrado mensagens de usuários que desejam cancelar viagens com a Voepass e receber reembolsos devido aos receios de segurança. De acordo com dados coletados em 14 de agosto de 2024, a companhia aérea acumula 360 reclamações aguardando resposta no site.
“Mediante as notícias dos últimos acontecimentos da tragédia que aniquilou a vida de inúmeras pessoas, tenho contatado a respectiva empresa para o cancelamento e solicitação de reembolso de 3 passagens aéreas compradas. Entretanto, após inúmeras tentativas de ligações não obtive sucesso. Após 15, 20, 30 minutos na linha, a ligação simplesmente é derrubada sem que seja atendida”, diz um usuário de São Paulo, que publicou uma reclamação na plataforma no dia 13 de agosto, às 13h35.
É possível cancelar a passagem da Voepass e receber reembolso?
É importante esclarecer que, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o cliente tem o direito de cancelar a passagem e solicitar reembolso total sem precisar justificar o motivo, desde que o pedido seja feito em até sete dias úteis após a compra. Passado esse período, a possibilidade de cancelamento com reembolso integral fica condicionada às políticas específicas de cada companhia aérea e da tarifa adquirida pelo cliente.
Para saber se tem direito à remarcação ou ao cancelamento sem custos, o consumidor deve acessar o site da companhia aérea e verificar as condições estabelecidas no momento da compra da passagem. Vale lembrar que o cliente pode cancelar a passagem a qualquer momento, mesmo sem uma justificativa específica. Contudo, é comum que as companhias aéreas apliquem multas nesse caso, que costumam variar entre 10% e 15% do valor da passagem.
Diante dessa situação, é fundamental que os consumidores revisem as políticas de cancelamento e remarcação da Voepass e se informem sobre os direitos estabelecidos no momento da compra.