O diretor financeiro da Vivara (VIVA3), Otavio Lyra, informou nessa quinta-feira (27), em uma teleconferência sobre os resultados da companhia no segundo trimestre, que as vendas caíram 10,3% em julho na comparação anual, ao passo que no mês de agosto, até o dia 24, a queda registrada foi de apenas 0,6%, na mesma comparação.
Nesse sentido, os executivos da Vivara observaram uma retomada na demanda com a reabertura das lojas, que haviam sido fechadas devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Vale destacar que ao final de julho, a rede de joalherias contava com 214 lojas reabertas, de 259.
Entretanto, os executivos destacaram que a fatia de joias no resultado das vendas totais no segundo trimestre caiu de 51% para 46% esse ano, enquanto a fatia representada por relógios cresceu de 15% para 18%, ambos na comparação anualizada.
A demanda de vendas on-line, por sua vez, avançou 387% no segundo trimestre ante o mesmo intervalo em 2019. Frente a isso, o diretor presidente da companhia, Márcio Monteiro Kaufman destacou que “não sabemos em que patamar o comércio eletrônico irá se estabilizar, mas é fato que ele reagiu muito bem”.
Monteiro ainda apontou que “não imaginava que, com lojas sendo reabertas e com o on-line operando, estaríamos vendendo ainda tanto no comércio eletrônico“.
Além disso, os executivos disseram que apesar do aumento de 80% do ouro nos últimos 12 meses, a companhia não está repassando o aumento imediatamente aos seus clientes, uma vez que tem estoques de insumos. Contudo, está fazendo ajustes específicos frente a alta do dólar.
Na ocasião, a rede de joalherias explicou que retornou a comprar matéria-prima para seus produtos, depois de 4 meses sem comprar.
Resultados da Vivara no 2T20
A Vivara divulgou na última quarta-feira (26) seu balanço de resultados referente ao segundo trimestre de 2020. A empresa registrou um prejuízo de R$ 1,6 milhão. Em comparação com o mesmo período no ano passado, o valor representa uma queda, já que havia registrado um lucro líquido de R$ 156,8 milhões.
A receita líquida caiu 54,6%, para R$ 137,6 milhões. O SSS (Vendas nas Mesmas Lojas) das operações físicas e do e-commerce atingiu contração de 55%. O resultado negativo foi causado pelo fechamento das mais de 250 lojas entre abril e junho deste ano.
Apesar do resultado negativo para a Vivara, a empresa foi capaz de aumentar seu comércio eletrônico em 387% durante o segundo trimestre.
“Ainda não sabemos precisar qual o tamanho do nosso e-commerce para os próximos anos, mas temos a certeza de que nossa estratégia omni sairá desse período extremamente fortalecida, com canais cada vez mais conexos e o cliente no centro, decidindo onde e como quer comprar e receber”, afirmou Marcio Kaufman, CEO da Vivara.