A Vivara (VIVA3) reportou nesta sexta (5) um lucro líquido de R$ 38,5 milhões no primeiro trimestre do ano (1T23), queda de 16% na comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo o balanço, a companhia atingiu R$ 487,5 milhões de faturamento, crescimento de 18,7% em relação ao 1T22.
A receita líquida da Vivara no 1T23 foi de R$ 391,6 milhões, com expansão de 16,1%, em relação a um ano antes. O EBITDA ajustado (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) atingiu R$ 58,0 milhões, com margem EBITDA ajustada de 14,8%. Segundo o release de resultados, o crescimento de 13,3% reflete “o bom ritmo de vendas e a correta composição de estoque em todas as categorias”.
As vendas em mesmas lojas (SSS de lojas físicas + e-commerce) atingiram 11,4%; aumento de 18,9% de área de vendas nos últimos 12 meses. As vendas digitais cresceram 36,6% no trimestre, representando 14,5% das vendas totais, 1,9 p.p. superior à penetração registrada no mesmo trimestre do ano anterior.
A Vivara encerrou o 1T23 com 17,7% de participação no mercado brasileiro de joias, sendo 9,1% para a categoria de joias Vivara; 5,9% Life e 2,7% de outras categorias. Para 2023, a companhia segue confiante na manutenção e expansão da sua posição de liderança no mercado, fortalecendo cada vez mais seus projetos estruturantes e de crescimento.
“No 1T23 investimos R$ 44 milhões, 84,5% a mais que no mesmo período do ano passado. Inauguramos lojas Vivara e Life, dando continuidade ao nosso plano de expansão, realizamos reformas e melhorias de nossas lojas e investimos na nova fábrica prevista para iniciar sua operação ainda no segundo semestre deste ano”, afirma Paulo Kruglensky, CEO da Vivara.
Lojas Life da Vivara
Com a grande aceleração da expansão de lojas exclusivas da marca Life nos últimos dois anos, a participação dessa unidade de negócio representou 15,6% da receita do canal físico, participação 8,4 p.p. maior que no 1T22.
Segundo a Vivara, no encerramento do trimestre, a receita das 13 lojas maduras da marca cresceu 32,7%, na comparação com o 1T22. No 1T23, as lojas Life foram responsáveis por 38,4% das vendas da categoria, 16,9 p.p. maior que a representatividade registrada no mesmo trimestre do ano anterior.