A Vivara (VIVA3), maior joalheria da América Latina, atingiu um novo recorde de vendas em 2023, totalizando R$ 2,8 bilhões no período, uma alta de 21,6% em relação ao ano anterior, impactada pela Black Friday e Natal, duas datas vitais para o varejo nacional. Os números foram apresentados na prévia operacional divulgada ao mercado nesta quarta (3).
A companhia informou que as vendas na Black Friday, compreendidas entre os dias 13 e 27 de novembro, cresceram 31,2% na base anual.
As vendas da Vivara no Natal, por sua vez, de 1º a 24 de dezembro, totalizaram R$ 440 milhões, número 20,3% maior que o visto no mesmo intervalo de 2022. O destaque foi para as regiões Nordeste e Centro-Oeste, que apresentaram uma expansão de 25% de vendas no período
Ainda segundo o documento, o aumento das vendas da Vivara reflete a expansão de itens vendidos, responsáveis por 65% do crescimento registrado, a criação de oito novas coleções e a antecipação do abastecimento das lojas, que potencializou a venda dos produtos das novas coleções durante o período. “O Natal garantiu à joalheria um mix de vendas diversificado em que 45,3% foram das marcas Life, 40,8% de joias e 11,8% de relógios”, diz a companhia.
Por categoria, do total vendido no ano passado, o maior volume de vendas foi das lojas Físicas, de R$ 2,33 bilhões, enquanto as lojas Vivara somaram R$ 1,36 bilhão. As lojas Life, voltadas para o público de média renda, registraram R$ 1,01 bilhão. Na sequência, aparecem os segmentos de Relógios e Acessórios, que totalizaram R$ 337,14 milhões e R$ 53,4 milhões, respectivamente.
Vivara: quarto trimestre forte
Assim como 2023, o último trimestre do ano da Vivara, o 4T23, apresentou um crescimento robusto das vendas. No período, o total vendido foi de R$ 1,01 bilhão, uma elevação de 24,2% na comparação anual, sendo R$ 834,17 milhões de lojas físicas, uma alta de 22,2% na mesma base de comparação.
Por produto, as lojas Vivara, de maior valor agregado e o carro chefe da Vivara, somou R$ 639,27 milhões no trimestre. As lojas Life, por sua vez, totalizaram R$ 183,83 milhões, valor 76,7% maior que o mesmo intervalo de 2022, enquanto as vendas digitais somaram R$ 177,85 milhões, alta de 34,5% na mesma base de comparação.
A única categoria da Vivara que teve queda no período foi a venda nos quiosques, que caiu 12,2% na base anual, para R$ R$ 11,06 milhões.
*Com Leandro Tavares