Vivara (VIVA3): de volta ao comando, Nelson Kaufman aumenta fatia na empresa; saiba mais
A Vivara (VIVA3) informou ao mercado nesta sexta-feira (22) que o fundador e diretor-presidente da companhia, Nelson Kaufman, aumentou sua participação para 61.393.019 ações ordinárias, o equivalente a 26,22% do total.
Em correspondência à Vivara, Kaufman disse que o objetivo das participações societárias é estritamente de investimento, não objetivando alteração do controle acionário ou da estrutura administrativa da companhia.
No último dia 15 de fevereiro, a Vivara anunciou o retorno de Nelson Kaufman para o comando da varejista, 13 anos após o executivo ter renunciado ao cargo de CEO.
“Kaufman fundou a Vivara na década de 60 e se destacou por capitanear o ciclo de expansão e desenvolvimento do modelo de negócios vencedor em que a companhia opera […] Agora, o empresário retoma ao comando da companhia, com o propósito de dar continuidade aos caminhos que a Vivara tem trilhado desde 2019, com o IPO, além de resgatar e solidificar as bases que trouxeram a empresa até aqui”, disse a Vivara.
O executivo assume o cargo de CEO da Vivara após a renúncia de Paulo Kruglensky, que trabalha no grupo há 17 anos. Nos últimos três anos, Kruglensky atuou como diretor-presidente, e deixa o cargo para dedicar-se a outros projetos pessoais.
A decisão foi tomada de comum acordo entre a companhia e o executivo, que seguirá como membro independente do grupo de acionistas de referência da Vivara.
Vivara (VIVA3): lucro cai 8,6% no quarto trimestre de 2023, para R$ 144,1 milhões
A Vivara reportou um lucro líquido de R$ 144,1 milhões no quarto trimestre de 2023 (4T23), queda de 8,6% na comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo comunicado de resultados na última quarta-feira (20).
Segundo o balanço, a companhia atingiu R$ 1 bilhão de faturamento, crescimento de 24% em relação ao 4T22, “com relevante avanço em todas as categorias e canais”, destacou.
A receita líquida da empresa no 4T23 foi de R$ 778,1 milhões, com expansão de 20,8%, em relação a um ano antes. O EBITDA ajustado (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) atingiu R$ 200,4 milhões, com margem EBITDA ajustada de 25,8%, expansão de 1,9 ponto percentual na comparação com o 4T22.
As vendas em mesmas lojas (SSS de lojas físicas + e-commerce) atingiram 15,0% nos últimos 12 meses. As vendas digitais da Vivara atingiram R$ 175,5 milhões, 32,7% maiores que no 4T22, representando 17,3% de participação nas vendas totais, 1,2 p.p. superior à penetração registrada no mesmo trimestre do ano anterior.
De acordo com a empresa, o resultado reflete, dentre outros fatores, “a força da Black Friday no canal digital, com 10% de crescimento no número de pedidos durante o período, e da melhoria contínua de indicadores operacionais da nova plataforma implantada no 2S22″.
A Vivara encerrou o 4T23 com 19,6% de participação no mercado brasileiro de joias, sendo 9,8% para a categoria de joias Vivara, 6,9% Life e 2,9% de outras categorias.
Segundo a Vivara, com o forte aumento da expansão de lojas exclusivas da marca Life nos últimos anos, a participação da Life na receita do canal físico cresceu significativamente, representando agora 22%, participação 6,8 p.p. maior do que no quarto trimestre de 2022.
No encerramento do trimestre, a receita das 33 lojas maduras da marca cresceu 25,7% na comparação com o mesmo período do ano anterior. “Em 2023, o crescimento foi de 31,2%. Considerando os últimos 12 meses, as lojas maduras alcançaram uma média de R$ 6,4 milhões de faturamento”, afirmou a Vivara.
Desempenho das ações de Vivara
Cotação VIVA3