A Vibra (VBBR3) reportou um Ebitda (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ligeiramente positivo. No segundo trimestre de 2023 (2T23), a companhia reportou um Ebitda de R$ 910 milhões, queda anual de 43,1%. Foi um trimestre “difícil”, disseram os analistas do Itaú BBA, que ainda assim recomendaram as ações. Hoje, os ativos da Vibra, no entanto, lideram as altas no Ibovespa, subindo 7,7%.
A Vibra reportou um lucro líquido de R$ 133 milhões no segundo trimestre de 2023, valor 81,2% abaixo do registrado no mesmo período do ano passado
O trimestre, segundo o BBA, foi marcado por perdas significativas de estoque com a grande redução de preços pela Petrobras (PETR4) e também pela pressão negativa sobre as margens, especialmente no segmento B2B.
Outro ponto desfavorável foi o excesso de oferta causado pelo considerável volume de diesel importado da Rússia.
“Para enfrentar esse contexto, a Vibra decidiu focar em sua rede de marcas próprias e substituir o suprimento importado por fontes nacionais, aumentando assim as margens ao longo do caminho”, diz o BBA.
Mesmo diante dificuldades, o BBA avalia que a companhia se saiu bem, mantendo recomendação outperform, equivalente a compra, para as ações. Além disso, definiram o preço-alvo em R$ 28.
Vibra: apesar de trimestre difícil, companhia aumentou margem de negociação, dizem analistas.
No trimestre, os volumes de vendas caíram 3,2% em relação ao anterior, com declínios de volume em todos os principais produtos, principalmente devido à estratégia da empresa de focar em seu mercado contratado.
A Vibra reportou uma participação média de mercado total de 25,9%, com sua participação de mercado no segmento de varejo atingindo 22,7%.
“Apesar de enfrentar um trimestre muito desafiador, a empresa conseguiu aumentar suas margens de negociação durante o período e continuou buscando eficiência nos custos operacionais. As contribuições não recorrentes nas margens foram provenientes da venda de propriedades e recuperação de impostos “, afirmam os analistas.
O volume total de vendas diminuiu para 9.025 mil m³, uma queda de 3,2% em relação ao trimestre anterior. O segmento de Varejo registrou um volume de vendas de 5.661 mil m³ (queda de 2,9% em relação ao trimestre anterior), principalmente em gasolina e diesel.
Na operação B2B (incluindo lubrificantes e aviação), os volumes de vendas totalizaram 3.364 mil m³ (queda de 3,7% em relação ao trimestre anterior), principalmente devido a menores vendas de:
- coque (-38,6%)
- óleo combustível (-4,4%)
- querosene de aviação (-3,9%)
- diesel (-1,7%)
Lucro líquido cai 81% no 2T23
O lucro líquido da Vibra no 2T23 foi pressionado pela queda no valor do petróleo no mercado internacional e diante do diesel importado da Rússia, que aumentou a concorrência no Brasil.
O volume de diesel importado no Brasil no trimestre foi de cerca de 3,5 bilhões de litros – e o produto russo representou cerca de 55%.
A receita líquida ajustada da Vibra totalizou 37,36 bilhões no período, uma queda de 21% na comparação com os R$ 47 bilhões anotados um ano antes. O volume total vendido no período, no entanto, foi apenas 2% abaixo do volume de um ano atrás, totalizando 9,03 bilhões de litros de combustíveis.
O Ebitda da Vibra em base ajustada somou R$ 910 milhões, queda anual de 43,1%.
“O principal motivo do aumento da alavancagem foi o resultado Ebitda ajustado do período que foi impactado por uma grande perda de estoque no segundo trimestre de 2023 em oposição a um ganho de estoque no segundo trimestre de 2022”, informou a companhia no release.
A dívida líquida da companhia somou R$ 12,197 bilhões no primeiro semestre, valor 8,3% menor ao apurado nos seis primeiros meses de 2022. Já a alavancagem, medida pela relação entre dívida líquida e Ebitda ajustado, foi de 3,0 vezes no primeiro semestre deste ano, valor maior ante o apurado em igual período do ano anterior, em 2,8 vezes.
Segundo o comunicado, o 2T23 da Vibra foi bastante desafiador pois houve intensificação da entrada de diesel de origem russa, praticamente substituindo esse hidrocarboneto originado no golfo americano, Com o forte desconto de preço do produto russo, o diesel da Rússia tornou-se o principal origem de produto importado no mercado brasileiro.
A Rede de Postos apresentou aumento de 0,1% nos volumes vendidos, com destaque para aumento no volume de gasolina (12,2%) e ciclo otto (6,0%), compensados pela redução do diesel (-7,3%) e etanol (-11,3%).
A Vibra encerrou o trimestre com 8.383 postos de sua rede, um aumento de 110 postos em relação a um ano atrás. A participação de mercado média da Vibra foi de 25,9% no total.
Cotação
No fechamento desta terça-feira (15), as ações da Vibra subiram 7,77%, cotadas a R$ 17,62.
Cotação VBBR3