Viajar de avião precisar ser algo mais acessível ao longo dos próximos anos, segundo o vice-presidente regional da Associação Internacional de Transportes Aéreos (Iata, na sigla em inglês) para Américas, Peter Cerdá.
Em entrevista, reconheceu o progresso da aviação brasileira nos últimos dez anos, mas destacou que baratear as passagens aéreas deve ser uma prioridade. Nesse sentido, destacou que o combustível para avião deve ser reduzido.
Segundo o dirigente, o brasileiro viaja pouco de avião, especialmente no mercado doméstico, onde as dimensões são continentais.
“As concessões de aeroportos no Brasil estão indo para o lugar certo, trazendo boa qualidade de serviço, mas a média de viagens aéreas ainda é baixa. Temos de tornar as viagens mais acessíveis, os impostos sobre combustível ainda são altos”, disse o dirigente em entrevista ao Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), durante a assembleia e conferência anual do Conselho Internacional de Aeroportos América Latina e Caribe (Acilac, na sigla em inglês), promovido em Buenos Aires.
Segundo Cerdá, a Iata vem trabalhando com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e representantes do Congresso para o estabelecimento de políticas regulatórias que ajudem a “aviação a crescer”.
Ele disse que, no Brasil, a média de viagens por habitante/ano é de 0,42. “É preciso ter mais oportunidades de conectividade.”
Mais impostos em viagem de avião podem prejudicar setor
O executivo disse que a eleição de governos na América Latina com campanhas políticas baseadas em “reformas sociais” pode trazer como uma das consequências o aumento de impostos.
“Temos visto na região a eleição de governos mais de centro-esquerda, menos voltados para uma economia de mercado. Queremos ter certeza de que esses governos entendem o valor da aviação e do transporte aéreo para a retomada econômica, impor novas taxas seria contraditório a esse objetivo”, disse Cerdá.
Com informações do Estadão Conteúdo (A repórter viajou a convite da ACI)