Via (VIIA3) sobe 3,4% e fica entre as maiores altas do Ibovespa. O que houve?
Nesta quinta-feira (2), a Via (VIIA3) fechou entre as maiores altas do Ibovespa, principal índice da B3, subindo 3,4%, cotada a R$ 2,43. O Magazine Luiza (MGLU3) também avançou, em meio ao movimento de “fuga” de investidores da Americanas (AMER3).
A ação do Magazine Luiza valorizou hoje 1,17%, cotada a R$ 4,34, enquanto os papéis da Americanas caíram 19,62% nesta quinta-feira, cotados a R$ 1,68.
Outra noticia que impactou os papéis da Via hoje: o Banco Central (BC) autorizou um aumento de capital do BanQi, empresa de pagamentos da Via, de R$ 69,870 milhões para R$ 466,470 milhões, segundo informações do Valor Econômico desta quinta-feira (2).
O aumento de capital da subsidiária da Via é de 567,6%, ou seja, quase sete vezes.
A instituição de pagamentos foi autorizada a funcionar em setembro de 2021. No terceiro trimestre de 2022, a Via informou que o BanQi atingiu mais de 6 milhões de contas, aumento de 65% contra o 3T21.
“O banQi continua em crescimento consistente e focado na inclusão financeira por meio de ofertas de produtos de crédito, além de conectado ao ecossistema Casas Bahia (lojas, e-commerce e marketplace)”, disse a Via no release de resultados. No período, o BanQi teve com um volume transacionado (TPV) de R$ 936 milhões.
Cotação
As ações da Via subiram 3,4% nesta quinta-feira (2). Nos últimos trinta dias, o ativo teve alta de 10,45%. Desde o início do ano, os papéis sobem 5,19%. Entretanto, nos últimos seis meses, caíram 7,25%. Nos últimos 12 meses, a ação recuou 45,76%.
BTG: Magazine Luiza (MGLU3) e Mercado Livre (MELI34) devem crescer no digital, enquanto Via (VIIA3) pode cair no 4T22; veja a análise
Às vésperas de mais uma temporada de balanços, o BTG Pactual (BPAC11) projeta um crescimento nas operações digitais do Magazine Luiza (MGLU3) e do Mercado Livre (MELI34). Na outra ponta, a Via (VIIA3) deve apresentar quedas em suas iniciativas virtuais.
Segundo as estimativas dos analistas do BTG Luiz Guanais, Gabriel Disselli, Victor Rogatis e Luiz Temporini, o GMV (volume bruto de mercadorias) do Magalu deve crescer 15% em comparação com o ano anterior, o que mostrará uma aceleração do índice em relação aos últimos trimestres.
Movimentação similar também deve ocorrer na operação brasileira do Mercado Livre, com um crescimento do GMV de 19%, o que adiciona R$ 3,6 bilhões neste indicador da companhia argentina.
No sentido oposto desse crescimento, a Via deve cair 4% neste indicador. “Esperamos que o GMV online combinado do setor cresça 7% a/a, versus crescimento de 3% a/a no 3T22”, projetam os analistas.