Via (VIIA3) inaugura megaloja das Casas Bahia em SP; veja estratégia envolvida
Nesta sexta-feira (19), a Via (VIIA3) inaugura ao público sua megaloja das Casas Bahia na Marginal Tietê, em São Paulo (SP). Com 9 mil metros quadrados de área de venda, a unidade é quatro vezes maior que as maiores lojas da marca, que têm cerca de 2 mil metros quadrados em média cada uma.
Estrategicamente aberta dias antes da Black Friday, a loja-modelo busca, segunda a Via, atrair clientes ao “oferecer uma série de experiências interativas que vão além da compra”. Segundo o CEO da Via, Roberto Fulcherberguer, a empresa está testando novas maneiras de se relacionar com o cliente e aprofundar o contato com a marca.
“Em um mundo em que tudo está tão digital, queremos humanizar a experiência de compra. O que der certo nessa nova loja vamos estender para outras unidades”, diz Fulcherberguer em evento de apresentação da megaloja.
Essa nova unidade das Casas Bahia demorou dois anos para ficar pronta. Eera uma loja Ponto, pouco movimentada. Segundo o CEO, a transformação e o resultado final da loja são a consagração de todo o trabalho feito pela empresa, desde a mudança na diretoria, em 2019.
“Iniciamos nosso rebranded no início de 2020. Evoluímos nosso mascote, trabalhamos nossas marcas, mudamos posicionamentos e agora consagramos todo esse processo com essa megaloja das Casas Bahia”, disse o CEO ao SUNO Notícias.
Durante a Black Friday, a unidade da Marginal Tietê vai funcionar 24 horas por dia, com promoções, ofertas de crédito pelo banQi e todas as interatividades disponíveis. A expectativa da Via é de lotação.
Fulcherberguer garante que a empresa tem estoque, promoções, logística pronta e está a todo vapor para o dia de mega promoções.
Omnicanalidade da Megaloja das Casas Bahia
A megaloja das Casas Bahia coloca em prática todo o conceito de omnicanalidade difundido pela Via. A unidade é loja física, referência para lojas online, centro de distribuição last mile e também terá drive thru para retirada das compras digitais, além do locker do Clique e Retire no local.
Em outras unidades, os vendedores das Casas Bahia já fazem vendas online e presencial. Nesta loja o conceito continua e se amplia, já que os clientes presenciais podem apontar o celular e concluir a compra por um QR Code, na loja física. A venda vai ser atribuída a um vendedor, que continuará disponível no presencial e no online para atender aquele cliente, mesmo no pós-venda.
Neste terceiro trimestre, e Fulcherberguer conta que R$ 2 bilhões de vendas foram finalizadas por vendedores online, mas isso também pode ser atribuído aos vendedores digitais.
“Daqui algum tempo não vamos mais falar de vendas online ou físicas, somente de GMV (volume bruto de mercadoria), porque será muito complexo separar uma modalidade da outra, está tudo interligado”, diz ele.
|Não só os vendedores estão lá e cá: agora os sellers (vendedores de marketplace) também estão presentes na loja física. Dez sellers foram selecionados para expor seus produtos na loja modelo. Há parceria com vendedores de instrumentos musicais e vendedores de malas de viagem, por exemplo.
“É um dos testes que estamos fazendo aqui. Se ficar comprovado que tem aderência de produtos, vamos expandir para outras lojas e trazer novos expositores”, disse o CEO da Via.
Parceiras da Via
Há diversos testes que a companhia está fazendo na loja e parcerias com grandes empresas é mais uma: nomes como LG, Brastemp, Soneda e Wine podem ser encontrados nos diversos stands espalhados pela megaloja das Casas Bahia.
Cada uma dessas parcerias tem como missão ampliar as experiências para os clientes. Na Wine, por exemplo, o cliente poderá provar vinhos e comer no restaurante. Na Soneda, além de adquirir produtos de beleza, os visitantes poderão contar com o serviço de beleza, a depender do produto.
“Digamos que uma cliente chegue aqui e compre uma tintura para o cabelo. Ela poderá subir até o estúdio de beleza da Soneda e fazer a aplicação, se quiser – sem pagar a mais por isso”, diz Marcelo Ubriaco, diretor de operações da Via.
O espaço também conta com um cinema intimista, arena gamer de jogos, playground para crianças, espaço exclusivo para arquitetos, consultores para dúvidas de tecnologia, cabine para selfie, entre outras experiências de interatividade.
A Via diz que entrega tudo isso com o objetivo de “aprofundar o relacionamento com o cliente”, enfatiza Roberto Fulcherberguer. E acrescenta: “Queremos que essa megaloja das Casas Bahia seja um dos destinos de São Paulo, uma referência”.