A Black Friday de 2022 tem grande potencial para incrementar o faturamento das varejistas, especialmente os grandes players que concentram maior market share no Brasil – como a Via (VIIA3).
A varejista aposta em um ticket médio alto, acima dos R$ 2 mil, com produtos eletroeletrônicos sendo relevantes para elevar o gasto com consumo dos brasileiros. Nesse aspecto, a Via aposta principalmente em televisores e smartphones.
Nesse sentido, a varejista inclusive antecipou em uma semana as ofertas, visando a sazonalidade da Copa do Mundo no mesmo período da Black Friday– o que é frequentemente citado por players do setor como um coincidência positiva para as receitas.
Em períodos de Copa do Mundo, o faturamento com TVs tende a aumentar de 25% a 30%, e esse patamar pode ser ainda mais potencializado com os descontos da Black Friday.
A Via, vendo esse cenário, também ofereceu descontos volumosos – de até 70% – e modalidades de pagamento que possibilitam em até 30 vezes sem juros no CDC e no carnê.
A companhia também revelou ao Suno Notícias ter feito cerca de mil contratações visando o período de fim de ano.
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“A Black Friday funciona como aquecimento para o Natal. Reforçamos equipes nos centros de distribuição desde já para atender todo o período”.
Abel Ornelas Vieira, o Chief Operatin Officer (COO) da Via, concedeu entrevista exclusiva ao Suno Notícias e citou otimismo com o período.
“O grande diferencial deste ano é a Copa. Antecipamos a Black Friday para a semana passada e começamos as entregas para garantir TVs para os consumidores já assistirem o primeiro jogo do Brasil na Copa“, conta.
Abel relata que as negociações da Via com a indústria visaram, aliás, televisões com ticket mais alto – com aparelhos de 65 a 85 polegadas, por exemplo.
Via aposta em ‘Pix de graça’ na Copa do Mundo
Além das promoções e do investimento em aumentar o estoque de TVs da Via, a companhia aposta em uma promoção especial vinculada à Copa.
O ‘Gol de Pix’ disponibilizará uma transação para os consumidores a cada gol da seleção na Copa do Mundo. A promoção, é claro, está vinculada aos produtos adquiridos pelo consumidor.
“No Ponto [antigo Ponto Frio] temos o Pix do Milhão, que aí é um sorteio, com cupons recebidos a cada R$ 100 em compras, concorrendo a um Pix de R$ 1 milhão“, acrescenta Abel.
VIIA3 é tech?
Questionado sobre a proporcionalidade das vendas no marketplace da Via, o COO da companhia apontou que espera que a porcentagem de vendas siga no mesmo patamar do restante do ano.
Além disso, espera que o consumidor siga abusando da modalidade híbrida de compras, em que a transação é feita digitalmente, mas com uma retirada em loja física.
“Não temos um foco necessário em um dos dois nichos, estamos aqui para atender bem o consumidor, independente se ele vai comprar na loja, no e-commerce ou vai retirar. A loja hoje trabalha muito bem na última milha, dado que temos 1.124 lojas no Brasil”, analisa Abel.
“Todos os depósitos estão trabalhando 24h, e terminamos a esperamos entregar tudo da Black Friday em menos de uma semana. Temos mais de 400 mil entregadores de última milha na ZapLog. Tenho 30 centros de distribuição (CDs) que somam 1,5 milhão de metros quadrados, mais as lojas que funcionam como CDs. Estamos usando tudo isso para entregar rápido possível”, acrescenta, sobre a logística.
Marketplace com foco em recorrência
Desde 2019 a Via tem investido mais fortemente no marketplace e no segmento digital, em quie tem mais de 150 mil sellers.
O COO revela que a expectativa é de usar a plataforma com foco em ‘cauda longa’, na recorrência de compra dos consumidores.
“Conseguimos fazer o GMV (Volume Geral de Vendas) crescer em cima do 1P [modalidade de venda onde a varejista vende o produto para a plataforma de marketplace, que realiza a venda e a entrega]”, afirma.
“Em 2022 estamos com estoques dentro do planejado, confortáveis. Diminuímos muito em 2021 por causa de problemas na China, o que não temos agora. Estamos muito otimistas e esperamos que logo após o jogo [do Brasil contra a Sérvia, nesta quinta (24)] as vendas deslanchem”, conclui.