A Via Varejo (VVAR3) está melhor preparada estrategicamente e deverá ter vantagens na Black Friday devido ao fornecimento de estoques e frete grátis, conforme apontou o relatório da XP Investimentos. Na análise dos especialistas, o diferencial no e-commerce é ter estoque, ainda mais no contexto atual de pandemia.
“Estamos observando uma falta de estoque na indústria. Nesse sentido, destacamos a Via Varejo como um empresa bem posicionada uma vez que a companhia tomou a decisão estratégica de manter as compras de fornecedores durante toda a pandemia, garantido um estoque robusto para a Black Friday”, apontou o relatório da XP.
Além disso, os especialistas apontaram que em comparação com que as outras empresas estão oferecendo varejista apresenta uma estratégia de frete mais agressiva no período de promoções.
“A Via Varejo parece mais agressiva em relação ao frete grátis do que a B2W (BTOW3) ou o Magazine Luiza (MGLU3), já que esses dois estão oferecendo frete grátis para itens selecionados, apenas no aplicativo ou para membros prime”.
Após a notícia, por volta dash 14h20, as ações ordinárias da varejista apresentavam uma valorização de 0,92%, negociadas a R$ 18,60. Por sua vez, o Ibovespa caía levemente a 0,03%, a 109.751,43 pontos.
Black Friday da Via Varejo terá ticket médio maior e faturamento de 2019
Para além da importância econômica da data, a Black Friday da Via Varejo é uma data marcante para a atual gestão da companhia. No ano passado, a data marcou a “volta ao jogo”, como definiu o CEO Roberto Fulcherberguer à época. Agora, em meio à crise causada pelo novo coronavírus (covid-19), a varejista traça planos para manter as vendas e o crescimento da sua presença online.
Das estratégias desenvolvidas para a principal data do comércio online no mundo, a Via Varejo planeja dois pontos principais de ação. A varejista, dona das Casas Bahia e do Ponto Frio, antecipou os descontos da Black Friday em quase um mês (mas viu os rivais fazerem o mesmo) e pretende obter um ticket médio maior.
“No ano passado vendemos R$ 1 bilhão em um dia, mas isso provavelmente não vai acontecer. No acumulado eu vou vender mais, mas na data, mudamos a estratégia”, conta Abel Ornelas, COO da Via Varejo. “Os produtos com selo da Black Friday eu garanto que era o preço da Black e ele pode comprar com calma, então diluímos a venda nesses 40 dias e não ter muvuca na loja”.
Mesmo com os descontos, a estratégia passa por conseguir extrair um ticket médio maior, aproveitando do dinheiro em poupança que a pandemia deixou em setores da sociedade brasileira.
“Estamos apostando muito no ticket mais alto, também apostamos muito no parcelamento, dando a ele a possibilidade de comprar em 30 vezes sem juros, então com essa estratégia eu consigo subir o ticket médio e o faturamento”, disse o COO da Via Varejo.