Com crescimento no digital, Via Varejo (VVAR3) lucra R$ 336 milhões no 4T20
A Via Varejo (VVAR3) divulgou nesta terça-feira (2) seus resultados do quarto trimestre de 2020, com a varejista registrando um lucro líquido de R$ 336 milhões no período, revertendo o prejuízo de R$ 875 milhões apurado um ano antes.
O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado da Via Varejo foi de R$ 545 milhões entre os meses de outubro e dezembro, contra um prejuízo de R$ 35 milhões em 2019.
A receita bruta, por sua vez, aumentou 27%, sendo de R$ 11,274 bilhões no quarto trimestre de 2020, ante R$ 8,875 bilhões do mesmo período do ano passado.
O GMV Total Bruto, utilizado para avaliar o desempenho do varejo, saiu de R$ 9,640 para R$ 12,665 milhões ao final de dezembro, em uma expansão de 31,4%.
Até dezembro de 2020, o caixa incluindo recebíveis não descontados e ajustado pelas antecipações aos fornecedores somou R$ 9,3 bilhões.
GMV do e-commerce mais que dobra no 4T20
No segmento de e-commerce, a empresa apresentou um crescimento de 106%, chegando a R$ 4,7 bilhões no trimestre. No mesmo sentido, a receita bruta do canal online mostrou alta de quase 112% durante os últimos três meses do ano.
A Via Varejo atribuiu os resultados a:
- melhorias nos prazos de entrega;
- maior assertividade comercial;
- base de clientes;
- ganhos de market share.
No quarto trimestre, a participação das vendas digitais no GMV foi de 46,6% e em 2020 48,5% do GMV total.
“A transformação digital permitiu, em pouco tempo, uma grande virada no nosso crescimento e na nossa rentabilidade”, salientou a Via Varejo. “Ao final de dezembro, mais de 70% dos clientes que realizaram compras online se utilizaram de opções digitais mobile(apps e mobile sites).”
Última cotação da Via Varejo
As ações ordinárias da Via Varejo fecharam o pregão em queda de 0,74%, a R$ 12,02. O Ibovespa, índice de referência da B3, subiu 1,09%, a 111.539,79 pontos.