Via Varejo tem prejuízo de R$ 49 mi; acima do esperado que era R$ 5,2 mi

A Via Varejo, controladora das redes varejistas Casas Bahia e Ponto Frio, teve um prejuízo total de R$ 49 milhões no primeiro trimestre de 2019. Essa é a terceira vez consecutiva de prejuízos trimestrais. Os analistas estimavam um saldo negativo de R$ 5,2 milhões.

De acordo com a Via Varejo, esse resultado se deu devido a baixa venda, ao fim da Lei do Bem e a competitividade do mercado.O indicador que é utilizado para avaliar as empresas de capital aberto, Ebitda, calculou que esse prejuízo corresponde a uma queda de 18% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Além disso, foram divulgados outros resultados como:

  • Receita líquida caiu 4% ;
  • Receita bruta foi de apenas R$ 7,4 bilhões (1,6% inferior em comparação com o mesmo período em 2018);
  • Lucro das lojas físicas teve um pequeno avanço de 0,3%;
  • Loja online teve uma queda de 7%;
  • Margem bruta foi de 27,6%;
  • A dívida financeira está em um total de R$ 917 milhões.

Redução de despesas

Entretanto, de acordo com a “Bloomberg”, as despesas com vendas, gerais e administrativas tiveram um recuo de 19,8%, somando positivamente R$ 1,2 bilhão, de mesma comparação com ano de 2018. A empresa já havia afirmado em fevereiro deste ano que as despesas seriam a prioridade da companhia.

Saiba Mais: Via Varejo registra prejuízo de R$ 267 milhões em 2018

Algumas reduções tiveram grande relevância para a empresa atingir esse recuo, dentre elas, esta a redução de despesas com processos trabalhistas. Além de, redução com ocupação e serviços de terceiros.

Ademais, o índice de inadimplência no crediário acima de 90 dias teve um recuo e ficando em 6,6%. Já no passado, no mesmo período de primeiro trimestre, o índice de inadimplência estava em 7,5%.

Expectativa

É esperado que a empresa invista neste ano, algo em torno de R$ 550 milhões a R$600. No primeiro trimestre, a Via Varejo, já investiu R$ 104 milhões. Nesse mesmo período, total de seis lojas foram fechadas e 15 abertas.

“Seguimos em 2019 com a estratégia de abertura de lojas em regiões com potencial de crescimento e que ainda não estamos presentes, com a avaliação contínua do desempenho do nosso parque de lojas” afirmou a companhia.

Além disso, a empresa afirma, que apesar dos resultados fracos, a Via Varejo se recuperará nos próximos períodos. E ressalta que seus sistemas estão progredindo no processo de estabilização durante o trimestre.

De acordo com a companhia, equipes foram criadas no início deste ano para promover uma evolução operacional e solucionar problemas que foram enfrentados no final do ano passado.

Saiba Mais: Via Varejo perde 7% na B3 após GPA decidir vender ações

Os objetivos da Via Varejo continuam em priorizar uma estratégia comercial, reduzir despesas e a alavancagem operacional. Além de, recuperar receita através de venda de ações na bolsa. Os seus acionistas, o GPA, venderam cerca de 43 milhões de ações da Via Varejo o que resultou em uma participação reduzida de 39,36% para 36,27%.

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Última Cotação

Na última sessão, terça-feira (24), a Via Varejo ( VVAR3) registrou uma alta de 2,34% sendo negociada a R$3,93

Poliana Santos

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