A Via Varejo (VVAR3), controladora das redes varejistas Casas Bahia e Ponto Frio, registrou prejuízo líquido de R$ 279 milhões no quarto trimestre de 2018. Contabilizando todo o ano, o prejuízo líquido foi de R$ 267 milhões. No ano anterior, o saldo foi positivo e o lucro líquido havia sido de R$ 168 milhões.
De acordo com a Via Varejo, o prejuízo do último trimestre de 2018 foi puxado pela menor margem bruta no período. E por outras despesas operacionais, resultantes da reestruturação realizada na companhia.
O EBITDA (Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization) ajustado do quarto trimestre de 2018 somou R$ 275 milhões. O recuo ante o mesmo período de 2017 foi de 55,3%.
No acumulado do ano passado, o EBITDA ajustado caiu 26,3% na comparação anual, a R$ 1,236 bilhão.
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Referente à margem EBITDA ajustada, confira os dados abaixo:
- 4º trimestre de 2018: somou 3,7%
- 4º trimestre de 2017: somou 8,3%
- 2018: atingiu 4,6%
- 2017: atingiu 6,5%
A receita líquida da empresa acumulou R$ 7,465 bilhões nos três últimos meses do ano passado. Comparando com o quarto trimestre de 2017, o avanço foi de 1%. No acumulado do ano, a receita cresceu 5% a R$ 26,928 bilhões.
A margem bruta foi de 27,1% entre outubro e dezembro de 2018, contra 31,6% no mesmo período do ano anterior.
Por fim, o resultado financeiro líquido obteve desempenho negativo de R$ 166 milhões nos três últimos meses de 2018. As perdas de igual período em 2017 somaram R$ 191 milhões.
No total do ano passado, o resultado financeiro líquido da Via Varejo foi negativo em R$ 741 milhões, contra perdas de 765 milhões em 2017.
Abertura da Bolsa de Valores
Nos primeiros trinta minutos da Abertura da B3 (BM&F Bovespa) desta quarta-feira (20), as ações da Via Varejo obteve perdas superiores a 4%.
Contudo, a recuperação foi rápida. Por volta das 13h, as ações da companhia registravam ganho de 0,38%.
Prejuízo explicado
“Além do profundo processo de transformação que passamos em 2018, o ano foi marcado por eventos macroeconômicos que influenciaram negativamente o padrão de consumo da população (greve dos caminhoneiros, copa do mundo e eleição) e, consequentemente, a Via Varejo dentro de seu processo de transformação. Tivemos ganho de market share em 2018 e construímos ferramentas que nos possibilitarão ganhar ainda mais em 2019″, informou a empresa junto à divulgação de balanço.