A Via Varejo informou nesta quarta-feira (5) que lançará uma fintech em parceria com a startup americana Airfox. A nova empresa se chamará banQi, e permitirá realizar saque grátis, pagamentos e recargas.
Saiba mais: Lojas Americanas nega negociação para comprar Via Varejo
O objetivo da Via Varejo é incluir clientes desbancarizados na revolução financeira digital. A controladora das marcas Casas Bahia e Pontofrio está de olho principalmente nas classes sociais mais baixas.
Inicialmente, o banQi terá as seguintes funcionalidades:
- conta digital;
- depósitos;
- pagamentos de boletos e contas;
- transferência de dinheiro;
- recarga de celular;
- bilhete único;
- pagamento com QR Code;
- carnê digital.
No início das operações, previsto para a próxima semana, 34 lojas do estado de São Paulo receberão os serviços da nova fintech. A previsão é chegar à totalidade das lojas do Brasil em julho.
Logo em seguida, a varejista quer disponibilizar novas funcionalidades para a fintech. Entre elas:
- empréstimos pessoais;
- saques grátis nas lojas Casas Bahia;
- cartão pré-pago;
- conta remunerada;
- seguros;
- portabilidade de conta salário;
- programa de incentivo e cartão de crédito.
Objetivo é alcançar classes mais baixas
A gigante varejista decidiu disponibilizar o aplicativo do banQi para os usuários do sistema operacional Android. Uma escolha determinada pelo fato que o sistema operacional é o mais utilizado na camada social que a empresa busca atingir.
A plataforma da fintech é gratuita e foi projetada para fornecer uma navegação o mais intuitiva possível, graças ao suporte da Airfox. Segundo a Via Varejo, a aprovação do crédito não exigirá comprovação de renda e o cadastro no app levará menos de 7 minutos para ser concluído.
Saiba mais: Via Varejo: Klein deseja controle sem OPA e ações caem, entenda o caso
O objetivo é alcançar os mais de 60 milhões de clientes da empresa melhorando a experiência de compra.
Saiba mais: Via Varejo aprova retirada da “pílula do veneno” do estatuto social
“Por meio do banQi poderemos oferecer a expertise de serviços da Via Varejo, que hoje é restrita na Casas Bahia e Pontofrio, para consumo fora da companhia”, informou Felipe Negrão, CFO da gigante varejista.