Via Varejo compra banco digital banQi e mira serviços financeiros
A Via Varejo anunciou nesta sexta-feira (7) que adquiriu 80% das ações do banco digital banQi. A dona das Casas Bahia, Ponto Frio e Extra.com exerceu a opção de compra da da CarrierEQ, Inc. d/b/a Airfox, que detinha o controle da instituição bancária.
De acordo com a varejista, a operação ainda está sujeita ao cumprimento de condições precedentes, que não foram especificadas. O valor da operação também não foi divulgado. Além disso, o conselho de administração da Via Varejo aprovou ainda uma aquisição adicional que pode chegar a 100% do banQi no futuro.
“Trazermos para dentro uma operação como o banQi é fundamental para uma empresa que tem a inclusão em seu DNA. A visão de termos uma carteira digital dentro de casa é promover a inclusão em vários sentidos: econômica, social e digital”, afirmou, em nota, Roberto Fulcherberguer, CEO da empresa.
Com a aquisição, a Via Varejo passará a ofertar mais serviços bancários aos clientes -tendência no setor. A varejista também tenta trazer mais clientes às lojas físicas, por meio de serviços bancários, como saques e empréstimos, principalmente nas lojas das Casas Bahia.
Saiba mais: Varejo e private banking avançam 12,05% em 2019, diz Anbima
Atualmente, são apenas 200 lojas que contam com a carteira digital do banQi. Segundo a Via Varejo, em 30 dias, o aplicativo estará disponível em todas as mil unidades da companhia.
O banQi oferece soluções de crédito, uma carteira digital e serviços digitais aos clientes. Segundo a varejista, a Airfox manterá as operações normalmente em Boston, nos EUA, para ampliar a atuação das áreas do negócio.
A aquisição da quase totalidade do banQi vem ao encontro do que a nova gestão da companhia, liderado por Roberto Fulcherberguer e pelo controlador Michel Klein, prega, com transformação digital, aliada a presença física.
A Via Varejo também enfrenta uma investigação acerca de fraudes em balanços financeiros, revelado em primeira mão pelo SUNO Notícias, e que atingem a marca de R$ 1,4 bilhão.