A Via Varejo, detentora do Ponto Frio e das Casas Bahia, tem como um de seus principais objetivos agilizar o crescimento no comércio eletrônico. Dessa forma, o grupo busca competir com sua concorrente número um, a Magazine Luiza.
“Deixamos de ser a filial de uma filial. Agora somos uma empresa autônoma e que quer dar total transparência ao seu negócio”, afirmou Roberto Fulcherberguer, que se tornou presidente da Via Varejo em junho. A declaração foi dada ao “Globo”.
O grupo varejista era controlado pelo Grupo Pão de Açúcar (GPA) até junho deste ano. O GPA faz parte do grupo Casino, que estava tentando vender a Via Varejo há aproximadamente dois anos.
Entretanto, a Via Varejo só foi vendida após a família Klein, que fundou as Casas Bahia, fazer uma parceria com a XP Gestão de Recursos para poder ficar com 36,2% do capital da administradora de redes varejistas.
De acordo com especialistas, a Via Varejo perdeu um tempo importante ao ficar a venda durante dois anos. Isso porque a rede não pode fazer planejamentos, principalmente na área de e-commerce.
Dessa forma a empresa acabou ficando para trás no quesito mercado eletrônico e agora precisa traçar estratégias e correr contra o tempo.
Com isso, o Magazine Luiza é uma das empresas mais fortes no setor de compras online. No Magazine, a cada R$ 10 vendidos, R$ 3 são em compras online. Em 2018 a empresa teve um lucro de R$ 597,4 milhões. Enquanto isso, a Via Varejo teve prejuízo de R$ 267 milhões. Diferente do Magazine, o grupo vende R$ 2 online, a cada R$ 10 registrados no caixa da empresa.
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Presidente da Via Varejo fala sobre FGTS
De acordo com Fulcherberguer, a liberação de recursos do FGTS irá favorecer o comércio. Entretanto, o presidente da espera que a economia volte a crescer depois da reforma da Previdência for aprovada no Congresso. Essas medidas fariam com que investimentos fossem feitos e novos empregos fossem gerados.
“A retomada do emprego ajuda mais rápido nos resultados, mas uma reforma fiscal não é menos importante para o varejo”, afirmou o presidente da empresa.
Vale lembrar que o Magazine Luiza implantou, antes da Via Varejo, o processo de união entre plataforma física e digital. Dessa forma, seus produtos podem ser comprados no site e retirados na loja.