Após veto em comercial do Banco do Brasil, Planalto analisará campanhas de estatais

A Secretaria de Comunicação Social (Secom) do Palácio do Planalto analisará todas as campanhas publicitárias das empresas estatais. A decisão foi tomada depois que o presidente Jair Bolsonaro pediu para o Banco do Brasil retirar do ar um comercial.

As agências de comunicação contratadas pelo governo deverão submeter suas produções ao Planalto antes de serem veiculadas. Atualmente, apenas as campanhas institucionais precisam da aprovação do Executivo.

Segundo o “O Globo”, o comercial do Banco do Brasil sobre diversidade  desagradou o presidente.

 

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Comercial Bando do Brasil

O Banco do Brasil retirou do ar na quinta-feira (25) uma campanha publicitária. A ação teria sido exigida pelo presidente Jair Bolsonaro, segundo o colunista Lauro Jardim, do “O Globo”.

Após a remoção da campanha das mídias, foi anunciada a saída do diretor de marketing do BB. Delano Valentim não será demitido da instituição, contudo, não continuará no comando do departamento de marketing do banco. Ele está de férias e será realocado quando voltar.

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“O presidente Bolsonaro e eu concordamos que o filme deveria ser recolhido. A saída do diretor é uma decisão de consenso, inclusive com aceitação do próprio”, disse o presidente do banco, Rubem Novaes ao colunista.

O vídeo

A campanha lançada pelo BB tinha a diversidade como pauta e os jovens como público-alvo. No vídeo de 30 segundos, aparecem mulheres e homens negros, pessoas com cabelos coloridos e diferentes cortes, jovens e idosos.

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As personagens aparecem realizando as ações faladas pelo narrador do vídeo. As pessoas estão em festas, salão de beleza e na rua.

A instituição alega que o motivo da retirada da campanha do ar foi a faltar de outros perfis de jovens. O BB tem buscado atingir este público.

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Segundo o “O Globo”, Rubem Novaes admitiu que Bolsonaro não gostou da campanha e pediu a retirada do ar. Contudo, o presidente do banco não detalhou os motivos que o chefe do Executivo alegou para fazer o pedido.

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Rubem Novaes não viu a campanha publicitária do Banco do Brasil antes de ser veiculada nas mídias. Não está dentro das atribuições do presidente a coordenação das peças de marketing da instituição.

 

Beatriz Oliveira

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