Vendas no varejo dos EUA passam os níveis anteriores à pandemia

O Departamento de Comércio dos EUA informou nesta sexta-feira (16) que as vendas no varejo aumentaram 1,2% em relação ao mês anterior. O número que representa as compras em lojas, restaurantes e e-commerce totalizaram US$ 530,59 bilhões (cerca de R$ 2,88 trilhões) no mês passado, superando aos níveis pré-pandêmicos.

Isso marcou o terceiro ganho mensal consecutivo, enquanto os EUA se esforçavam para reabrir sua economia o máximo possível, apesar dos desafios impostos pela pandemia do coronavírus (covid-19). Quando comparado com fevereiro deste ano, o crescimento do varejo foi de 1,7%. Em julho, os consumidores aumentaram seus gastos com eletrônicos e eletrodomésticos, produtos de saúde e restaurantes.

Apesar de indicar grande otimismo, esse números escondem um fator relevante. Há evidências para acreditar em uma desaceleração da recuperação econômica nos EUA. Especialistas explicam que o vencimento do programa de seguro-desemprego em 31 de julho levou o presidente norte-americano Donald Trump a substituir os pagamentos por um benefício de US$ 300 semanais. Tal pagamento é menor que o cheque de US$ 600 que os desempregados recebiam antes, causando uma redução nos gastos gerais.

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Muitos economistas entrevistados pelo jornal The Wall Street Journal esperam que a economia se recupere neste trimestre, depois que o Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA caiu 9,5%, ou 32,9% a uma taxa anual, no segundo trimestre.

Na maior economia do mundo, o consumo varejista é fundamental. Os gastos dos consumidores refletem mais que dois terços da demanda total na economia. E os gastos do varejo, que excluem custos como serviços públicos e aluguel, representam uma grande parte de todos os gastos do consumidor.

Compras e-commerce nos EUA devem superar o total de 2019 em outubro

O relatório do Digital Economic Index da Adobe (em português, indicador econômico digital) informou que os consumidores americanos estão a caminho para superar o total de compras de e-commerce registradas em 2019 já no início de outubro. Embora o crescimento explosivo do comércio eletrônico impulsionado pela pandemia esteja começando a desacelerar à medida que partes dos EUA falham na reabertura de certas regiões.

Veja também: Produção industrial dos Estados Unidos avança 3% em julho

Dados do relatório sugerem que os consumidores nos EUA já gastaram US$ 435 bilhões em compras de e-commerce desde o início do ano. Dessa forma, analistas estimam que quase US$ 100 bilhões em gastos se devem aos efeitos causados pela pandemia do coronavírus nos hábitos dos consumidores.

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Daniel Guimarães

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