Vendas do varejo crescem 2,3% em agosto, aponta Cielo
A Cielo divulgou nesta segunda-feira (16) o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). O indicador apontou o crescimento das vendas do varejo no Brasil em agosto ante o mesmo período de 2018.
Segundo o índice da Cielo, as vendas no setor varejista aumentaram 2,3%, sem considerar a inflação, no mês passado. Ao incluir a inflação, a alta foi de 5,7%.
Em termos ajustados, o crescimento foi de 1,4%. Esse indicador considera que, neste ano ante o mesmo período de 2018, houve um sábado a mais e uma quarta-feira a menos. Portanto, os resultados de 2019 foram beneficiados, visto que o sábado é um dia de vendas mais forte do que a quarta-feira.
“Esta pequena desaceleração de julho para agosto está em linha com a trajetória que observamos desde o início do ano. O ritmo de crescimento do varejo vem arrefecendo. Parece que lojistas e consumidores ainda esperam uma melhora no cenário macroeconômico”, explicou o diretor de Inteligência da Cielo, Gabriel Mariotto, por meio de um comunicado.
O que motivou a alta do Índice Cielo do Varejo
Quase todos os setores considerados no ICVA apresentaram crescimento em agosto deste ano, na comparação anual. A categoria de Serviços foi a única que não contribuiu para o aumento.
Nesta categoria, a alimentação em restaurantes e bares contribuiu obteve resultados positivos. Por outro lado, o setor de turismo fez com que os Serviços não apresentassem crescimento.
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O setor de Drogarias e Farmácias foi responsável por impulsionar o resultado do grupo de bens não duráveis. Neste grupo, o pior resultado foi obtido por Pet Shops e categoria veterinária, em geral.
Já nos bens duráveis e semiduráveis, o setor de Vestuário e Artigos Esportivos motivou a alta do índice. Em contrapartida, as óticas e joalherias apresentaram um resultado negativo.
Além disso, no Dia dos Pais, as vendas aumentaram 6% quando comparado ao mesmo período do ano passado.
Segundo a Cielo, nesta data, o principal setor foi o de Supermercados, que cresceu 11,8%. O setor de presenteáveis, que inclui Varejo Alimentício Especializado, Cosméticos, Óticas e Joalherias, cresceu 2,1% na comparação anual.