As vendas no varejo em dezembro de 2023 cresceram 1,1% ante igual etapa do ano anterior – e se descontada a inflação – segundo dados do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA).
Já em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o crescimento das vendas no varejo foi de 4,3% no mesmo comparativo.
“O mês ficou marcado pela deflação em importantes segmentos do Varejo, como Supermercados e Hipermercados e Móveis, Eletrodomésticos e Departamento, justamente os que mais contribuíram para o crescimento”, afirma Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo.
Os dados do índices mostram que o setor de Bens Não Duráveis cresceu 2,3% ante igual mês do ano anterior, ao passo que o de Bens Duráveis e Semiduráveis avançou 0,9%.
Apesar de ser um mês sazonalmente positivo para o setor de varejo – por conta das festas de fim de ano, recebimento do 13º salário e outros pontos – o ano de 2023 teve um calendário que prejudicou o nicho.
Isso pois o mês teve uma quinta-feira a menos e um domingo a mais, dia de menor movimento para o comércio – se comparado com o ano anterior.
“O resultado poderia ser mais positivo se o dia 24, que costuma ser de forte impacto nas vendas, não tivesse caído num domingo. Esse fator atingiu especialmente lojas de rua. Sabemos que boa parte delas funciona parcialmente ou nem chega a abrir as portas no domingo”, diz Alves.
Em se tratando do crescimento distribuído por regiões, o Nordeste foi a região que teve o maior crescimento ante igual período do ano anterior.
- Nordeste: +2,6%
- Sudeste: +2,4%
- Sul: +2,2%
- Norte: +2,0%
- Centro-Oeste: +0,8%
Vendas no varejo online e por região
Conforme os dados do ICVA, no cenário do e-commerce, as vendas cresceram 4% em termos nominais.
Enquanto isso, as vendas no varejo presenciais apresentaram um aumento de 4,4% em comparação com o mesmo mês de 2022.