Vendas no varejo sobem 1,1% em fevereiro, muito acima das projeções
As vendas no varejo subiram 1,1% em fevereiro ante janeiro, informou nesta quarta-feira (13) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado veio muito acima da mediana de estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que apontava para uma alta de 0,2%.
Na comparação com fevereiro de 2021, as vendas no varejo brasileiro tiveram alta de 1,3%. Para essa comparação, as projeções dos analistas apontavam para uma mediana negativa de 1,3%.
Com isso, as vendas no varejo acumularam recuo de 0,1% no ano e alta de 1,7% em 12 meses.
Desempenho do varejo em fevereiro
Seis das oito atividades que integram a pesquisa de vendas no varejo do IBGE registraram crescimento nas vendas em fevereiro ante janeiro. Foram elas:
- livros, jornais, revistas e papelaria (42,8%),
- combustíveis e lubrificantes (5,3%),
- móveis e eletrodomésticos (2,3%),
- tecidos, vestuário e calçados (2,1%),
- outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,6%) e
- hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,4%).
A única queda ocorreu em artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (-5,6%). O setor de equipamentos e material para escritório informática e comunicação ficou estável (0%).
Embora a venda de livros, jornais, revistas e papelaria tenha apresentado uma alta forte no período, o gerente da pesquisa, Cristiano Santos, explica que essa é uma atividade que vem, ao longo do tempo, diminuindo em importância no varejo.
“O que segurava a atividade era o mercado de livros didáticos, que foi bastante afetado pela pandemia com o ensino online e a migração do material impresso para o meio digital. Ocorre que no início deste ano houve uma retomada relacionada, principalmente, com os grandes contratos de livros didáticos. Esse avanço, porém, não foi suficiente para recuperar os níveis anteriores, já que algumas atividades didáticas continuam no ambiente online’, explica Cristiano Santos.
Vendas no varejo ampliado
Quanto ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, as vendas subiram 2,0% em fevereiro ante janeiro. Assim como no varejo restrito, as vendas no ampliado superaram as estimativas dos analistas. O resultado veio muito acima da mediana indicada Projeções Broadcast, que apontava para uma alta de 1,1%.
Na comparação com fevereiro de 2021, o comércio varejista ampliado teve alta de 0,3% em fevereiro de 2022. Para essa comparação, as projeções dos analistas indicavam uma mediana negativa de 1,6%.
Com isso, o varejo ampliado acumula queda de 0,6% no ano e aumento de 4,8% em 12 meses.
Em relação ao desempenho, o segmento de veículos, motos, partes e peças registrou alta de 5,2% nas vendas no varejo ampliado, enquanto material de construção caiu 0,4%.
Com informações de Estadão Conteúdo.