O Departamento de Comércio dos EUA informou nesta quinta-feira (16) que as vendas no varejo aumentaram 7,5% durante o mês de junho. O número que representa as compras em lojas, restaurantes e e-commerce totalizaram US$ 524,3 bilhões (cerca de R$ 2,81 trilhões) no mês passado, aproximando-se aos níveis pré-pandêmicos.
Os consumidores norte-americanos aumentaram os gastos em lojas e concessionárias de automóveis em junho pelo segundo mês consecutivo, à medida que os estados reabriam a economia. Entretanto, o recente aumento de casos de coronavírus (covid-19) poderia novamente diminuir o crescimento dos empregos e dos gastos no varejo.
Ao mesmo tempo, os Estados Unidos registraram 1,3 milhão de novos pedidos de seguro-desemprego para a semana encerrada em 11 de julho. Segundo o Departamento do Trabalho dos EUA, o resultado é uma reação ao aumento das infecções por Covid-19 e às consequentes restrições na economia e no mercado de trabalho. Na ultima semana de março, os EUA registraram 6,9 milhões de pedidos.
No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!
O aumento das vendas no varejo estadunidense em junho foi impulsionado por uma retomada nas vendas de automóveis, móveis, roupas e eletrônicos, já que os consumidores voltaram às lojas após a reabertura da economia.
Ainda assim, economistas dizem que um recente aumento na disseminação do coronavírus poderia novamente reduzir os gastos no varejo, à medida que os países pausam ou revertem os planos de reabertura de restaurantes, cinemas e outras atividades.
Vendas no Varejo do Brasil avançaram 13,9% em maio
O comércio varejista registrou uma alta no volume de vendas em maio frente ao mês de abril. O avanço nas vendas no varejo foi de 13,9% em relação ao mês anterior. Esta foi a maior alta da série histórica da pesquisa, iniciada em janeiro de 2000. O crescimento acontece após o mês de abril registrar um recuo recorde de 16,3% em comparação a março. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Veja também: Vendas no Varejo avançam 13,9% em maio, diz IBGE
Na série sem ajuste sazonal, em relação a maio de 2019, o comércio varejista registrou uma queda de 7,2%. No acumulado do ano, as vendas no varejo tiveram queda de 3,9%. O acumulado nos últimos 12 meses, entretanto, permanece estável em 0,0%.