Vendas no varejo crescem pelo quinto mês seguido

As vendas no varejo brasileiro tiveram alta pelo quinto mês consecutivo. No mês de setembro, o crescimento foi de 0,7% em relação ao mês agosto. Na comparação anual, a alta foi de 2,1%. As informações foram divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (13).

Os resultados do varejo tiveram influência positiva do consumo de artigos de uso pessoal e doméstico, que cresceram 8,5% em comparação ao mês de setembro do ano passado e 1,8% comparado ao mês anterior. Móveis e eletrodomésticos registraram alta de 8,2% em relação ao mesmo período do ano passado e avançaram 5,2% na comparação com agosto.

Veja também: Vendas do varejo crescem 2,3% em agosto, aponta Cielo

Em comparação ao mês de agosto, as vendas de alimentos, bebidas e fumo cresceram 0,2%. Já a compra de veículos e peças de automóveis avançou 1,2% em relação a agosto. No trimestre, entre julho e setembro, o comércio teve alta de 2,6% em relação ao período de abril a junho. As atividades que mais tiveram destaque nas vendas do comércio varejista foram:

  • móveis e eletrodomésticos
  • tecidos, vestuário e calçados

Em contrapartida, tiveram resultados negativos no setor de combustíveis, que registraram baixa de 0,3% em um ano.

Varejo ampliado

No varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, o volume de vendas cresceu 0,9% em comparação a agosto de 2019. Essa foi a sétima taxa positiva seguida.

Veja também: Vendas no varejo crescem 3,6% em setembro, aponta Cielo

Em comparação a setembro do ano passado, o comércio varejista ampliado avançou 4,4%, sendo a sexta taxa positiva consecutiva. Dessa forma, o varejo ampliado aumentou 3,6% no indicador acumulado no ano e de 4,4% no terceiro trimestre de 2019.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2022/04/wege3-materia-desktop.jpg

“O resultado de setembro confirma uma recuperação do varejo. O comércio apresenta um dinamismo maior até que a conjuntura”, disse a gerente da pesquisa, Isabella Nunes, destacando que o resultado positivo teve influência da liberação do FGTS, promoção da ‘Semana do Brasil’ (Black Friday brasileira), e mais dias úteis no mês este ano.

Tags
Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno