As vendas no e-commerce brasileiro tiveram um aumento de 87% no mês de outubro em relação ao mesmo período de 2019, segundo o indicador macroeconômico SpendingPulse, da Mastercard. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (30) pelo Grupo Estado.
A média de crescimento do e-commerce no Brasil, que foi impulsionado durante a pandemia do coronavírus (covid-19), foi de 84,5% nos últimos três meses na comparação com o mesmo período do ano passado. Ao passo que o resultado para o terceiro trimestre foi de 81,5%.
A pesquisa considera compras em geral, realizadas com diferentes tipos de pagamento, incluindo dinheiro e cheque.
De acordo com o diretor de Análise Avançada da Mastercard no Brasil, Cesar Fukushima “O comportamento do consumidor nessa pandemia mudou, agora o comércio online faz parte do dia a dia e da vida do cliente”.
“Por isso, por mais que a confiança do consumidor tenha caído no mês, vimos um crescimento nos dois canais – no varejo tradicional e o no online“, declarou.
O volume de vendas totais teve expansão de 10,9% em outubro em relação ao mesmo período de 2019. Neste resultado não foram considerados os segmentos de automóveis, materiais de construção, restaurantes e cama, mesa e banho.
Enquanto a média dos últimos três meses teve alta de 6% ante mesmo período do ano passado, maior que o registrado no terceiro trimestre, com crescimento de 3,3%.
No varejo em geral, quatro setores puxaram o crescimento em outubro. Sendo eles:
- supermercado,
- móveis e eletrodomésticos,
- artigos farmacêuticos,
- artigos de uso pessoal e doméstico
De maneira oposta, os segmentos de vestuários e combustíveis apresentaram desempenho abaixo do varejo como um todo.
Em relação às regiões brasileiras, no e-commerce, o Norte registrou aumento de 18,8%, Nordeste, 12,3%, e Sul, 11,4% em outubro. Por outro lado, o Sudeste anotou 8,9% e o Centro Oeste, 4,2%, ficando abaixo da expansão apresentada pelo varejo, na comparação com o mesmo período do ano anterior.
Com informações do Estadão Conteúdo