As vendas do varejo tiveram alta de 3,4% em agosto frente ao mês de julho, na série com ajuste sazonal, segundo dados publicados nesta quinta-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação ao mês de agosto do ano passado, sem ajuste sazonal, as vendas cresceram 3,10% em agosto de 2020. No acumulado do ano, houve um recuo de 0,9% das vendas no comércio varejista e alta de 0,5% em 12 meses.
Em relação ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, as vendas tiveram alta de 4,6% em agosto frente ao mês de julho, na série com ajuste sazonal. Na comparação com agosto do ano passado, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado cresceram 3,9% em agosto de 2020.
No acumulado do ano, o comércio varejista ampliado apresentou queda de 5% e recuo de 1,7% em 12 meses, de acordo com o IBGE.
Revisões de resultados anteriores das vendas do varejo
O IBGE revisou o resultado das vendas no varejo em julho frente ao mês de junho. O indicador de julho saiu de uma alta de 5,2% para 5%. No varejo ampliado, a taxa de julho frente a junho foi revisada de um crescimento de 7,2% para 7,1%.
O índice de média móvel trimestral das vendas do varejo restrito cresceu 5,6% em agosto. No varejo ampliado, o índice de média móvel trimestral aumentou 7,6% em agosto.
Comércio varejista deve ter recuo de 4,8% no Dia das Crianças ante 2019, diz CNC
O volume vendido no comércio varejista deve registrar uma queda de 4,8% no Dia das Crianças em relação ao mesmo período de 2019, segundo informações da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Se confirmada, será a primeira queda nas vendas para a data em quatro anos. A última vez foi em 2016, quando houve um recuo de 8,1% nas vendas do varejo ante o ano anterior, já descontada a inflação do período.
Com informações do Estadão Conteúdo