As vendas do grupo controlador do Peugeot, PSA, se elevaram em 2% no Brasil em 2019. Apesar dos dados positivos no País, a nível global as vendas do grupo francês recuaram 10%, para pouco mais de 3,87 milhões de veículos. Os dados foram divulgados pela empresa nesta quinta-feira (16)
O mercado mexicano demonstrou avanço de 13%, mas as vendas da dona da Peugeot na América Latina tiveram uma queda de 22,5% no ano passado. Ademais, a Argentina apresentou queda nas vendas de 43% e o Chile de 11%, esses mercados “foram duramente atingidos por questões políticas e econômicas”, informou o PSA.
Ao todo, foram vendidos 135.739 carros nos países latino-americanos. Em 2018, foram 175.257.
Conselhos de Fiat e Peugeot aprovam acordo de fusão entre as empresas
A italiana Fiat Chrysler e a francesa PSA, empresa mãe da Peugeot e da Citroen, anunciaram em dezembro que chegaram a um acordo de fusão, avaliado em US$ 50 bilhões. Com a confirmação do negócio, a nova empresa deverá ser a quarta maior montadora do mundo. O faturamento estimado é de 170 bilhões de euros.
A nova companhia ainda não possui nome definido e terá sob seu comando as marcas:
- Fiat
- Jeep
- Peugeot
- Citroen
As fabricantes ainda não anunciaram se as operações brasileiras serão impactadas pela fusão das empresas. O negócio entre as empresas inclui carros de luxo, SUVs, picapes e comerciais leves. Dessa forma, a nova montadora irá atender desde demandas de carros populares até os carros da categoria “premium”. A sede da controladora do grupo ficará na Holanda. O atual presidente da Fiat Chrysler, John Elkann, será o presidente da nova companhia.
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No ano passado, somadas, as empresas Fiat e Peugeot, fabricaram 8,7 milhões de veículos. O potencial da nova empresa, entretanto, pode passar dos 13 milhões de unidades, de acordo com estimativas da empresa de consultoria LMC Automotive.