No final de semana após a Black Friday desse ano, ou seja, dos dias 27 a 29 de novembro, houve um avanço de 6,1% nas vendas em lojas de ruas e em shoppings de todo o Brasil, na comparação anualizada, segundo o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio.
O aumento de vendas não foi visto apenas no final de semana após a Black Friday, o indicador também sinalizou que na semana do evento, entre os dias 23 a 27 de novembro, as vendas em lojas de rua e de shoppings também cresceram, 0,6% na mesma comparação.
De acordo com o economista da Serasa Experian , Luiz Rabi, “a reabertura do comércio e o aumento da massa de renda da população, com a liberação da primeira parcela do décimo terceiro salário, ajudaram a registrar índices positivos pela primeira vez em 2020. A retomada das atividades econômicas se refletiu numa melhora gradual, até termos o dado da Black Friday”.
No entanto, o economista apontou que o resultado desse ano ainda é o pior em comparação com os dos três anos anteriores.
“A situação está melhor do que no início da pandemia, mas é preciso ter cautela e aguardar outros resultados para sinalizarmos uma retomada mais acelerada da economia”.
Black Friday: volume de vendas online superou o de lojas físicas
O Itaú Unibanco (ITUB4) divulgou dados na última terça-feira (1) sobre o balanço da Black Friday e apontou que as vendas online representaram 50,4% do total do volume transacionado na última sexta-feira (27). O resultado equivale a um avanço de 12,9% na comparação anualizada.
Além disso, essa foi a primeira vez que o volume de vendas nas lojas online durante o evento ultrapassa o volume de vendas na lojas físicas.
De acordo com os dados da área de cartões do Itaú, o avanço das vendas online foi impulsionado pelos seguintes setores:
- Restaurantes (+88%)
- Material de Construção (+63%)
- Drogarias e Cosméticos (+37%)
- Lojas de Departamento (+31%)
Já o desempenho nas lojas físicas, onde o volume de vendas teve queda de 27% na comparação anualizada, foi puxado pelos seguintes setores:
- Viagem e Turismo (-44%)
- Vestuário (-37%)
Além da Black Friday, o banco apontou que a Cyber Monday movimentou 8,5% a mais em faturamento esse ano, em comparação com o mesmo período em 2019.