As vendas de carros cresceram 11,3% no 1º trimestre, apontou a Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores (Fenabrave). De acordo com a entidade, 607,6 mil veículos foram licenciados no período.
No mês passado, 209,1 mil carros foram emplacados, leve alta de 0,8% em comparação com 2018. De acordo com o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção, contribuiu para o desempenho positivo.
Saiba mais: Brasil e México assinam acordo de livre-comércio de veículos
“Com a inadimplência em queda, os bancos têm mais disposição para financiar os consumidores. De cada 10 fichas, sete são aprovadas. Na crise, esse movimento era muito menor”, disse Assumpção.
[optin-monster-shortcode id=”npkxlwaleraa8psvnego”]
Em março, as vendas diárias subiram 10,25% em comparação com o mesmo mês de 2018. Foram vendidos 10.503 veículos ante os 9.526 comercializados no ano passado. Dessa forma, a Fenabrave manteve a expectativa de crescimento de 11,17% na venda de veículos para 2019, com 2,85 milhões de unidades vendidas.
Saiba mais: Produção de veículos cresce 29,9% em fevereiro na comparação mensal
“Mas, tudo vai depender também do impacto da aprovação ou não da reforma da Previdência. Se não passar, esse crescimento pode ser comprometido porque a confiança das famílias irá cair”, argumentou Assumpção.
Caminhões
As vendas de caminhões apresentaram alta de 45,7% no primeiro trimestre de 2019, com 21,3 mil unidades vendidas. Na comparação anual, os licenciamentos desses veículos tiveram elevação de 27,8%, atingindo 7,6 mil unidades comercializadas.
“O crescimento está atrelado ao PIB e tem apresentado resultado positivo. Temos observado um aumento expressivo no créditos que são oferecidos aos transportadores. As taxas estão mais atraentes no CDC do que no Finame (programa do BNDES). Por isso, mantivemos a previsão de vendas de 88,2 mil caminhões para este ano, alta de 15,4%”, disse Assumpção.
Ônibus
De acordo com o presidente da Fenabrave, o desempenho das vendas foi mais “surpreendente”. Foram vendidos no primeiro trimestre 6,1 mil unidades, uma alta de 71,3%.
“O que estimulou muito as vendas de ônibus neste trimestre foram o programa Caminho da Escola e as licitações no municípios para renovar as frotas urbanas. Diante disso, melhoramos a nossa projeção de vendas de ônibus para este ano. Estimamos um aumento de 20,19%, antes a nossa expectativa era de 17,9%. Com isso, devem ser vendidos 23 mil ônibus.”
Veículos leves
Os veículos leves, que incluem os automóveis e comercias leves, registraram 199,5 mil emplacamentos em março. O número representa uma queda de 0,25% em relação ao mesmo período do ano passado.
Saiba mais: Venda de veículos cai 0,6% em fevereiro ante janeiro, aponta Anfavea
Por outro lado, ouve crescimento de 5,1% em relação a fevereiro. Ao todo, foram vendidos 580 mil carros leves no primeiro trimestre, alta de 10% em comparação com 2018.