Veja como foi o 7 de setembro dos candidatos à presidência
Hoje (7), dia da Independência do Brasil, os candidatos à Presidência da República tiveram entrevistas, caminhadas, atos e encontros com apoiadores. Confira como foi a agenda dos candidatos nesta quarta-feira (7):
Ciro Gomes (PDT): o candidato passou o dia em Minas Gerais. Pela manhã, encontrou-se com o arcebispo de Mariana (MG), dom Airton José. Segundo postou nas redes sociais, os dois conversaram sobre o Brasil, a fé, o meio-ambiente, a educação e a democracia. No início da tarde, fez inserções em seu canal do Youtube. No fim da tarde, o candidato discursa em Ouro Preto, onde apresenta um balanço das movimentações do 7 de Setembro.
Constituinte Eymael (DC): se reuniu com equipe de campanha pela manhã.
Felipe D’Ávila (Novo): não teve agenda pública pela manhã. De tarde, o candidato foi ao Parque da Independência, no bairro Ipiranga, zona sudeste de São Paulo, fazer panfletagem. Depois, participou da cerimônia de reabertura do Novo Museu do Ipiranga.
Jair Bolsonaro (PL): o presidente participou do desfile que comemorou o Bicentenário da Independência do Brasil, em Brasília. Bolsonaro discursou na capital federal para apoiadores e foi ao Rio de Janeiro participar de ato com em Copacabana. O presidente foi criticado pela oposição, por comentaristas e analistas políticos e pela imprensa internacional: a maioria o acusou de se apropriar da data histórica para promover campanha eleitoral.
PT, PSOL, Rede e PDT foram ao TSE apontando abuso de poder econômico. O Washington Post disse que Bolsonaro “cooptou as cores nacionais verde e amarela como suas”. A Reuters e o El Pais afirmaram que o presidente deu aos desfiles militares ares de atos de campanha.
Léo Péricles (UP): participa do Grito dos Excluídos, na Praça da Sé, às 10h, em São Paulo (SP).
Lula (PT): ex-presidente não teve agenda de campanha.
Pablo Marçal (Pros): não divulgou sua agenda.
Padre Kelmon (PTB): não divulgou sua agenda.
Simone Tebet (MDB): candidata à Presidência do MDB esteve em Jaguariúna (SP). Às 10h, ela visitou a Fazenda da Barra, monumento histórico da cidade. Uma hora mais tarde, foi ao Centro de Educação Municipal Ambiental da cidade, onde tirou fotos com crianças e hasteou a bandeira nacional. Nas redes sociais, Tebet pediu um compromisso em reduzir as desigualdades e erradicar a miséria e a fome e criticou o corte de verbas para o Programa Farmácia Popular.
Sofia Manzano (PCB): candidata do PCB, Sofia Manzano, participou do Grito dos Excluídos no Rio de Janeiro. Na capital fluminense, o ato foi marcado por uma caminhada da Candelária, no centro da cidade, até o Cais do Valongo. Local de desembarque dos escravos vindos da África, o Cais do Valongo é reconhecido como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Soraya Thronicke (União): a candidata fez caminhada com eleitores pela manhã na cidade de Embu das Artes, na região metropolitana de São Paulo, e de tarde participou da cerimônia de reabertura do Novo Museu do Ipiranga. No início da noite, o compromisso da candidata é com a juventude, no comitê de campanha do partido. O evento foi dedicado a debater democracia e liberdade.
Os candidatos Vera Lúcia (PSTU) e Leonardo Péricles (UP) compareceram ao Grito dos Excluídos na Praça da Sé, em São Paulo. Aberto pelo Padre Júlio Lancellotti, o ato teve a distribuição de café da manhã para cerca de 5 mil moradores de rua do centro da capital paulista.
Com Agência Brasil