O varejo projeta um crescimento de 10% para as vendas do Dia dos Namorados em 2023. A expectativa é de 100 milhões de consumidores irem às compras, conforme dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
O tíquete médio, segundo sondagem realizada junto aos lojistas pela Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings (Alshop), deverá ser de R$ 240.
Os presentes mais procurados, segundo a associação, serão roupas, moda praia e íntima, perfumaria, cosméticos e maquiagem, calçados e acessórios e tecnologia e eletroeletrônicos.
Vendas no varejo crescem em março e fecham 1T23 em alta de 2,4%
As vendas no varejo cresceram 0,8% em março na comparação com fevereiro de 2023. De acordo com os dados apresentados nesta quarta (17 de maio) pela Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), com esse movimento, o varejo nacional encerrou o primeiro trimestre do ano em alta de 2,4% ante o mesmo período de 2021.
“Esse aumento de 0,8% representa a saída de uma estabilidade em fevereiro para um resultado que podemos considerar como crescimento. Além disso, ao observarmos os últimos três meses juntos, vemos ganho de patamar de 4,5% em relação a dezembro do ano passado, último mês de queda”, explica Cristiano Santos, gerente da pesquisa promovida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com o especialista, o resultado positivo do varejo no primeiro trimestre está muito focado em algumas atividades, como equipamentos de informática e artigos farmacêuticos. A estabilidade do segmento de supermercados também contribuiu, ao não influenciar negativamente, disse.
“A base de comparação também está mais baixa. Houve quedas em novembro e dezembro de 2022. Natal foi ruim, Black Friday também, houve promoções em janeiro”, completou Santos.
No comércio varejista ampliado – que agora inclui as atividades de veículos, material de construção e atacado alimentício – houve elevação de 3,7% no primeiro trimestre de 2023 ante o quarto trimestre de 2022.
Varejo no 1T23: Itaú vê ‘resiliência’ no setor
Natalia Cotarelli e Matheus Fuck, do Itaú, ressaltam que a principal surpresa positiva dos números do varejo no 1T23 vieram dos setores atrelados a hipermercados, supermercados e atacarejos.
“Os números positivos das vendas do varejo no 1T23 mostraram certa resiliência da atividade econômica no período. O mercado de trabalho mais forte do que o esperado e o estímulo fiscal apoiaram os gastos das famílias. Apesar disso, esperamos alguma desaceleração nas vendas no varejo nos próximos meses em meio aos efeitos defasados da política monetária“, destacaram os analistas.
Com Estadão Conteúdo