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Varejo: 2T23 será desafiador para empresas como Magazine Luiza (MGLU3), diz banco; mas setor tem raras exceções que podem brilhar

Segundo trimestre desafiador para varejistas, com raras exceções, projeta Itaú BBA

Segundo trimestre desafiador para varejistas, com raras exceções, projeta Itaú BBA. Foto: Divulgação

O Itaú BBA projeta um segundo trimestre fraco para a maioria das empresas do varejo – caso do Magazine Luiza (MGLU3) e da Lojas Renner (LREN3). Para o banco, as exceções serão Mercado Livre (MELI34), Vivara (VIVA34) e Smart Fit (SMFT3), com crescimentos sólidos.

No setor do varejo alimentar, as receitas das empresas devem ser afetadas pelo aumento da concorrência e deflação no preço dos alimentos, com ênfase na região sudeste.

“Esperamos números descendentes mais suaves para os players expostos a essas regiões, como Assaí (ASAI3) e Carrefour Brasil (CRFB3), enquanto o Grupo Mateus (GMAT3) provavelmente terá um desempenho superior, dada a sua exposição à concorrência mais branda na região Nordeste”, diz a equipe do Itaú BBA.

Já nos vestuários, é esperado que marcas de alta renda superem as demais em termos de vendas sólidas. Empresas como Vivara (VIVA3) e Track&Field (TFCO4) devem se destacar, registrando crescimento de lucratividade e ventos favoráveis na alavancagem operacional no trimestre.

“A Vivara deve manter suas tendências positivas neste trimestre. Projetamos um crescimento de receita de 19% (com crescimento de vendas comparáveis de 10% combinado com aberturas de lojas), para R$ 557 milhões”, diz o BBA em relatório.

Varejo: Magazine Luiza longe do ideal e previsão ruim para Lojas Renner

O Magazine Luiza (MGLU3) deve ter números mais suaves, com um crescimento anual de GMV [volume bruto de mercadoria] online de 10% e alguma pressão na lucratividade, principalmente devido a uma margem bruta apertada neste trimestre, projeta a equipe do Itaú BBA.

“O resultado financeiro do Magazine Luiza, como proporção da receita líquida, deve melhorar no trimestre à medida que a empresa receber menos recebíveis antecipados, levando a um prejuízo líquido de R$ 208 milhões no trimestre”, diz o banco.

Para a Loja Renner (LREN3) são esperados resultados fracos no 2T23, com queda de 8% das vendas comparáveis. A margem Ebitda da Lojas Renner deve contrair 430 bps em relação ao ano anterior, enquanto o resultado final provavelmente chegará a R$ 219 milhões.

Magazine Luiza (MGLU3), Via (VIIA3) e varejistas afundam no Ibovespa; veja os motivos

As ações das empresas do varejo brasileiro foram duramente penalizadas no pregão desta sexta-feira (14), após bons ganhos na véspera, refletindo hoje a alta dos juros futuros e os dados de vendas no varejo, divulgados pelo IBGE nesta manhã, que mostraram queda de 1% nas vendas em maio ante abril. O Magazine Luiza (MGLU3) e a Via (VIIA3) puxaram as perdas em dia ruim no Ibovespa.

No fechamento os papéis ficaram com as seguintes cotações: Alpargatas (ALPA4) caiu 0,68% (R$ 8,70); Arezzo (ARZZ3) afundou 2,95% (R$ 77,88); Natura (NTCO3) recuou 3,68% (R$ 15,71); Grupo Soma (SOMA3) perdeu 2,10% (R$ 10,72); Lojas Renner (LREN3) cedeu 3,36% (R$ 17,83); Magazine Luiza teve baixa de 2,32% (R$ 2,95); Petz (PETZ3) desvalorizou 3,70% (R$ 6,25) e Via anotou queda de 1,03% (R$ 1,93).

Quatro das oito atividades que integram o varejo registraram recuos em maio de 2023 ante maio de 2022. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo os dados, na média global, o comércio varejista teve uma retração de 1,0%.

Mercado Livre é o grande destaque no varejo eletrônico, avalia Itaú BBA

O Itaú BBA projeta que o Mercado Livre seja novamente o destaque no segmento, com GMV nas plataformas digitais superior às concorrentes.

“Alavancagem operacional, os ventos favoráveis e a estratégia de monetização da plataforma provavelmente contribuirão positivamente para a expansão da margem”, dizem os analistas do BBA, que projetam crescimento da receita líquida em 74%, para US$ 214 milhões.

Raia Drogasil (RADL3) e Smartfit

Por causa do menor reajuste nos preços dos medicamentos (cerca de 6%, em comparação com 11% em 2022), o BBA projeta que o crescimento e a lucratividade da receita da Raia Drogasil (RADL3) sejam afetadas negativamente. “Dessa forma, projetamos crescimento de SSS de 11% e crescimento de receita líquida de 18%. Do lado da rentabilidade, prevemos uma pressão de margem bruta de 160 bps base anual.”

Por outro lado, a Smartfit (SMFT3) provavelmente apresentará outro trimestre forte. A empresa deve se beneficiar da alavancagem operacional, especialmente nos canais de lojas próprias e franqueados. A partir disto, a receita líquida deve crescer 54% ante ano anterior e 8% em relação ao último trimestre.

Magazine Luiza prepara o terreno’ para recuperação, diz Santander

Os analistas do Santander aumentaram o otimismo com as ações do Magazine Luiza (MGLU3), apesar de manter a recomendação neutra para os papéis.

“O início favorável do Magazine Luiza em 2023 mostra o enfraquecimento da competição entre online e offline, preparando o terreno para um ano de recuperação, em nossa opinião”, diz a casa.

A projeção é de que o acumulado do ano de 2023 mostre um prejuízo líquido do Magazine Luiza maior do que o acumulado de 2022, de R$ 476 milhões ante R$ 372 milhões do ano anterior.

Além disso, a ausência de um valuation atrativo para o Magazine Luiza no momento deixa o Santander ‘de fora da tese’ do varejo.

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