O Itaú BBA projeta um segundo trimestre fraco para a maioria das empresas do varejo – caso do Magazine Luiza (MGLU3) e da Lojas Renner (LREN3). Para o banco, as exceções serão Mercado Livre (MELI34), Vivara (VIVA34) e Smart Fit (SMFT3), com crescimentos sólidos.
No setor do varejo alimentar, as receitas das empresas devem ser afetadas pelo aumento da concorrência e deflação no preço dos alimentos, com ênfase na região sudeste.
“Esperamos números descendentes mais suaves para os players expostos a essas regiões, como Assaí (ASAI3) e Carrefour Brasil (CRFB3), enquanto o Grupo Mateus (GMAT3) provavelmente terá um desempenho superior, dada a sua exposição à concorrência mais branda na região Nordeste”, diz a equipe do Itaú BBA.
Já nos vestuários, é esperado que marcas de alta renda superem as demais em termos de vendas sólidas. Empresas como Vivara (VIVA3) e Track&Field (TFCO4) devem se destacar, registrando crescimento de lucratividade e ventos favoráveis na alavancagem operacional no trimestre.
“A Vivara deve manter suas tendências positivas neste trimestre. Projetamos um crescimento de receita de 19% (com crescimento de vendas comparáveis de 10% combinado com aberturas de lojas), para R$ 557 milhões”, diz o BBA em relatório.
Varejo: Magazine Luiza longe do ideal e previsão ruim para Lojas Renner
O Magazine Luiza (MGLU3) deve ter números mais suaves, com um crescimento anual de GMV [volume bruto de mercadoria] online de 10% e alguma pressão na lucratividade, principalmente devido a uma margem bruta apertada neste trimestre, projeta a equipe do Itaú BBA.
“O resultado financeiro do Magazine Luiza, como proporção da receita líquida, deve melhorar no trimestre à medida que a empresa receber menos recebíveis antecipados, levando a um prejuízo líquido de R$ 208 milhões no trimestre”, diz o banco.
Para a Loja Renner (LREN3) são esperados resultados fracos no 2T23, com queda de 8% das vendas comparáveis. A margem Ebitda da Lojas Renner deve contrair 430 bps em relação ao ano anterior, enquanto o resultado final provavelmente chegará a R$ 219 milhões.
Magazine Luiza (MGLU3), Via (VIIA3) e varejistas afundam no Ibovespa; veja os motivos
As ações das empresas do varejo brasileiro foram duramente penalizadas no pregão desta sexta-feira (14), após bons ganhos na véspera, refletindo hoje a alta dos juros futuros e os dados de vendas no varejo, divulgados pelo IBGE nesta manhã, que mostraram queda de 1% nas vendas em maio ante abril. O Magazine Luiza (MGLU3) e a Via (VIIA3) puxaram as perdas em dia ruim no Ibovespa.
No fechamento os papéis ficaram com as seguintes cotações: Alpargatas (ALPA4) caiu 0,68% (R$ 8,70); Arezzo (ARZZ3) afundou 2,95% (R$ 77,88); Natura (NTCO3) recuou 3,68% (R$ 15,71); Grupo Soma (SOMA3) perdeu 2,10% (R$ 10,72); Lojas Renner (LREN3) cedeu 3,36% (R$ 17,83); Magazine Luiza teve baixa de 2,32% (R$ 2,95); Petz (PETZ3) desvalorizou 3,70% (R$ 6,25) e Via anotou queda de 1,03% (R$ 1,93).
Quatro das oito atividades que integram o varejo registraram recuos em maio de 2023 ante maio de 2022. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo os dados, na média global, o comércio varejista teve uma retração de 1,0%.
Mercado Livre é o grande destaque no varejo eletrônico, avalia Itaú BBA
O Itaú BBA projeta que o Mercado Livre seja novamente o destaque no segmento, com GMV nas plataformas digitais superior às concorrentes.
“Alavancagem operacional, os ventos favoráveis e a estratégia de monetização da plataforma provavelmente contribuirão positivamente para a expansão da margem”, dizem os analistas do BBA, que projetam crescimento da receita líquida em 74%, para US$ 214 milhões.
Raia Drogasil (RADL3) e Smartfit
Por causa do menor reajuste nos preços dos medicamentos (cerca de 6%, em comparação com 11% em 2022), o BBA projeta que o crescimento e a lucratividade da receita da Raia Drogasil (RADL3) sejam afetadas negativamente. “Dessa forma, projetamos crescimento de SSS de 11% e crescimento de receita líquida de 18%. Do lado da rentabilidade, prevemos uma pressão de margem bruta de 160 bps base anual.”
Por outro lado, a Smartfit (SMFT3) provavelmente apresentará outro trimestre forte. A empresa deve se beneficiar da alavancagem operacional, especialmente nos canais de lojas próprias e franqueados. A partir disto, a receita líquida deve crescer 54% ante ano anterior e 8% em relação ao último trimestre.
Magazine Luiza prepara o terreno’ para recuperação, diz Santander
Os analistas do Santander aumentaram o otimismo com as ações do Magazine Luiza (MGLU3), apesar de manter a recomendação neutra para os papéis.
“O início favorável do Magazine Luiza em 2023 mostra o enfraquecimento da competição entre online e offline, preparando o terreno para um ano de recuperação, em nossa opinião”, diz a casa.
A projeção é de que o acumulado do ano de 2023 mostre um prejuízo líquido do Magazine Luiza maior do que o acumulado de 2022, de R$ 476 milhões ante R$ 372 milhões do ano anterior.
Além disso, a ausência de um valuation atrativo para o Magazine Luiza no momento deixa o Santander ‘de fora da tese’ do varejo.