Cinco empresas dominaram as vendas online no Brasil em 2022: Amazon (AMZO34), Americanas (AMER3), Magazine Luiza (MGLU3), Mercado Livre (MELI34) e Via (VIIA3). Em 2022, o faturamento delas somou R$ 203,4 bilhões, considerando vendas de produtos de estoque próprio e de terceiros. A quantia representou no ano passado 78% do e-commerce nacional.
Os dados são da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), que rankeou as 300 maiores varejistas em faturamento, avaliando a participação e vendas totais dos marketplaces segundo apuração da consultoria NielsenIQ.
A maior fatia do faturamento foi para o Mercado Livre (MELI34), com R$ 80,5 bilhões em 2022. A seguir é possível conferir a parcela de cada um dos markeplaces:
- Mercado Livre (MELI34): R$ 80,5 bilhões;
- Americanas (AMER3): R$ 44,3 bilhões (número anteriores à crise de inconsistências contábeis);
- Magazine Luiza (MGLU3): R$ 43,3 bilhões;
- Via (VIIA3): R$ 20,5 bilhões;
- Amazon (AMZO34): R$ 14,6 bilhões.
300 maiores empresas de varejo do país vendem mais de R$ 1 tri
Pela primeira vez, após enfrentarem o atípico ano de 2021 e o cenário econômico de muitos percalços pós-pandemia, as 300 maiores empresas varejistas brasileiras bateram um recorde de faturamento. O R$ 1,046 trilhão representou um crescimento nominal (sem descontar a inflação) de 19,9%, de 2022 ante 2021. O desempenho do varejo geral avançou nominalmente 14,1%.
O presidente da SBVC, Eduardo Terra, informou ainda que 96% das varejistas tiveram crescimento de vendas no ano passado, sendo que 89% delas registraram avanços de faturamento acima da inflação.
Outros pontos interessantes abordados na pesquisa são:
- O Carrefour (CRFB3) é a maior empresa de varejo do País, com um faturamento de R$ 108 bilhões;
- O ranking ainda é dominado por empresas de Supermercados, com 152 representantes, dos quais quatro estão no top 10 do varejo;
- O setor de Moda, Calçados e Artigos Esportivos é o segundo com maior presença no ranking, com 38 empresas;
- O Grupo Boticário é a empresa com mais lojas no Brasil, com 3.828 pontos de venda.
10 maiores empresas de varejo do Brasil – Carrefour, Assaí, Magazine Luiza e mais
Segundo o ranking da SBVC, as 10 maiores companhias varejistas do Brasil e seus respectivos faturamentos em 2022 foram:
- Grupo Carrefour Brasil (CRFB3): Faturamento de R$ 108 bilhões;
- Assaí (ASAI3): R$ 59,7 bilhões;
- Magazine Luiza (MGLU3): R$ 44,7 bilhões;
- Via (VIIA3): R$ 39 bilhões;
- Americanas (AMER3): R$ 34,4 bilhões;
- Raia Drogasil (RADL3): R$ 30,9 bilhões;
- Grupo Boticário: R$ 23,6 bilhões;
- Natura&Co (NTCO3): R$ 20,7 bilhões;
- Grupo Mateus (GMAT3): R$ 20,4 bilhões;
- GPA Alimentar (PCAR3): R$ 18,4 bilhões.
Unidades físicas e expansão no on-line com Shein na lista
Mesmo estando em uma migração cada vez mais intensa para o digital, as unidades físicas também apresentaram bons números. As redes das 300 maiores companhias do varejo bateram 4.259 lojas, um crescimento de 7,3% que veio de cerca de 70% das companhias da lista.
Além disso, o número de operações online já atinge 74% das 300 maiores varejistas, 91% se excluídas aquelas que vendem alimentos. Ao todo, são 222 empresas em 2022, ante as 162 de 2019 (antes da pandemia), um crescimento de 37%.
“A pauta online está contaminada para baixo pelo varejo alimentar, porque tem empresa que não vende pela internet”, comenta Alberto Serrentino, vice-presidente da SBVC e responsável pelo estudo.
Entre as empresas que vendem pela internet, um destaque foi para a varejistas estrangeiras Shein, que entrou no ranking das 300 maiores pela primeira vez e já em uma posição avançada: 29º lugar.
Em 2022, a chinesa Shein já foi classificada à frente de redes tradicionais como Zaffari, Centauro (SBFG3), Lojas Cem e Pernambucanas. A colocação foi baseada em projeções de analistas bancários para a receita da e-commerce, de R$ 7 a R$ 8 bilhões, visto que a Shein não informa dados no Brasil.
Cotação de Magazine Luiza (MGLU3) e Via (VIIA3)
Na quinta-feira (17) pela manhã, a Via (VIIA3) abria o mercado por volta das 10h49 cotada a R$ 1,75, com queda de -2,23%.
Cotação viia3
A Magazine Luiza (MGLU3) oscilava sem variação (0%), negociada a R$ 2,97.
Cotação MGLU3
Com informações de Estadão Conteúdo.