Magazine Luiza (MGLU3), Via (VIIA3): 300 maiores varejistas batem R$ 1 trilhão em vendas em 2022

Cinco empresas dominaram as vendas online no Brasil em 2022: Amazon (AMZO34), Americanas (AMER3), Magazine Luiza (MGLU3), Mercado Livre (MELI34) e Via (VIIA3). Em 2022, o faturamento delas somou R$ 203,4 bilhões, considerando vendas de produtos de estoque próprio e de terceiros. A quantia representou no ano passado 78% do e-commerce nacional.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2022/04/mglu3-materia-desktop.jpg

Os dados são da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), que rankeou as 300 maiores varejistas em faturamento, avaliando a participação e vendas totais dos marketplaces segundo apuração da consultoria NielsenIQ.

A maior fatia do faturamento foi para o Mercado Livre (MELI34), com R$ 80,5 bilhões em 2022. A seguir é possível conferir a parcela de cada um dos markeplaces:

  • Mercado Livre (MELI34): R$ 80,5 bilhões;
  • Americanas (AMER3): R$ 44,3 bilhões (número anteriores à crise de inconsistências contábeis);
  • Magazine Luiza (MGLU3): R$ 43,3 bilhões;
  • Via (VIIA3): R$ 20,5 bilhões;
  • Amazon (AMZO34): R$ 14,6 bilhões.

300 maiores empresas de varejo do país vendem mais de R$ 1 tri

Pela primeira vez, após enfrentarem o atípico ano de 2021 e o cenário econômico de muitos percalços pós-pandemia, as 300 maiores empresas varejistas brasileiras bateram um recorde de faturamento. O R$ 1,046 trilhão representou um crescimento nominal (sem descontar a inflação) de 19,9%, de 2022 ante 2021. O desempenho do varejo geral avançou nominalmente 14,1%.

O presidente da SBVC, Eduardo Terra, informou ainda que 96% das varejistas tiveram crescimento de vendas no ano passado, sendo que 89% delas registraram avanços de faturamento acima da inflação.

Outros pontos interessantes abordados na pesquisa são:

  • O Carrefour (CRFB3) é a maior empresa de varejo do País, com um faturamento de R$ 108 bilhões;
  • O ranking ainda é dominado por empresas de Supermercados, com 152 representantes, dos quais quatro estão no top 10 do varejo;
  • O setor de Moda, Calçados e Artigos Esportivos é o segundo com maior presença no ranking, com 38 empresas;
  • O Grupo Boticário é a empresa com mais lojas no Brasil, com 3.828 pontos de venda.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

10 maiores empresas de varejo do Brasil – Carrefour, Assaí, Magazine Luiza e mais

Segundo o ranking da SBVC, as 10 maiores companhias varejistas do Brasil e seus respectivos faturamentos em 2022 foram:

  1. Grupo Carrefour Brasil (CRFB3): Faturamento de R$ 108 bilhões;
  2. Assaí (ASAI3): R$ 59,7 bilhões;
  3. Magazine Luiza (MGLU3): R$ 44,7 bilhões;
  4. Via (VIIA3): R$ 39 bilhões;
  5. Americanas (AMER3): R$ 34,4 bilhões;
  6. Raia Drogasil (RADL3): R$ 30,9 bilhões;
  7. Grupo Boticário: R$ 23,6 bilhões;
  8. Natura&Co (NTCO3): R$ 20,7 bilhões;
  9. Grupo Mateus (GMAT3): R$ 20,4 bilhões;
  10. GPA Alimentar (PCAR3): R$ 18,4 bilhões.

Unidades físicas e expansão no on-line com Shein na lista

Mesmo estando em uma migração cada vez mais intensa para o digital, as unidades físicas também apresentaram bons números. As redes das 300 maiores companhias do varejo bateram 4.259 lojas, um crescimento de 7,3% que veio de cerca de 70% das companhias da lista.

Além disso, o número de operações online já atinge 74% das 300 maiores varejistas, 91% se excluídas aquelas que vendem alimentos. Ao todo, são 222 empresas em 2022, ante as 162 de 2019 (antes da pandemia), um crescimento de 37%.

“A pauta online está contaminada para baixo pelo varejo alimentar, porque tem empresa que não vende pela internet”, comenta Alberto Serrentino, vice-presidente da SBVC e responsável pelo estudo.

Entre as empresas que vendem pela internet, um destaque foi para a varejistas estrangeiras Shein, que entrou no ranking das 300 maiores pela primeira vez e já em uma posição avançada: 29º lugar.

Em 2022, a chinesa Shein já foi classificada à frente de redes tradicionais como Zaffari, Centauro (SBFG3), Lojas Cem e Pernambucanas. A colocação foi baseada em projeções de analistas bancários para a receita da e-commerce, de R$ 7 a R$ 8 bilhões, visto que a Shein não informa dados no Brasil.

Cotação de Magazine Luiza (MGLU3) e Via (VIIA3)

Na quinta-feira (17) pela manhã, a Via (VIIA3) abria o mercado por volta das 10h49 cotada a R$ 1,75, com queda de -2,23%.

Cotação viia3

Gráfico gerado em: 17/08/2023
1 Dia

A Magazine Luiza (MGLU3) oscilava sem variação (0%), negociada a R$ 2,97.

Cotação MGLU3

Gráfico gerado em: 17/08/2023
1 Dia

Com informações de Estadão Conteúdo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Camila Paim

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno