Vanguard patenteou maneira de evitar impostos com fundos mútuos
O Vanguard Group Inc. descobriu uma maneira de evitar os impostos em seus fundos de investimentos. Em 2011, o Vanguard teve uma inversão em 14 fundos de investimento. No total, eles registraram US$ 191 bilhões em ganhos enquanto não declararam quase nada ao Internal Revenue Service.
Com a estratégia que foi patenteada, o primeiro beneficiado é o Vanguard Total Stock Market Index Fund. Isso ocorreu porque os impostos do fundo apresentaram uma forte queda de capital em 2001. Isso se deu mesmo com os lucros chegando a bilhões de dólares.
A maneira de evitar os impostos encontrada pelo Vanguard dá aos seus fundos uma vantagem sobre os concorrentes. Por isso, o grupo não quis fazer uma divulgação sobre o método. Segundo fontes da “Bloomberg”, os executivos não querem chamar atenção de autoridades para a situação.
Como o Vanguard fez
Uma análise sobre as demonstrações financeiras e os dados dos fundos do Vanguard mostram que o método depende de oscilações nas negociações. A técnica eliminaria os impostos ao “injetar” de forma rápida o dinheiro para dentro e fora de um fundo.
Saiba Mais: Morre John Bogle, criador do fundo Vanguard Group
O Vanguard atribui um fundo mais eficiente em impostos a um de seus fundos mútuos. Assim, o funcionamento do primeiro valoriza os estoques do segundo sem gerar tributos. O mecanismo funciona através das oscilações de negócios. Além disso, a estratégia é chamada de “máquina de diálise” de impostos pelo presidente da Twenty-First Securities Corp., Robert Gordon.
Na prática, a injeção rápida de dinheiro dentro e fora do fundo do Vanguard elimina ganhos tributáveis para os acionistas do fundo mútuo. O Vanguard chegou a patentear a estratégia, válida até 2023, para que os concorrentes não tentassem copiar. Segundo integrantes da empresa, a negociação está de acordo com a lei.
“Concordamos que os fundos do Vanguard foram extremamente eficientes em termos fiscais, permitindo-nos proporcionar retornos mais altos aos nossos acionistas e melhores chances de obter sucesso no investimento a longo prazo”, disse Freddy Martino, porta-voz da empresa.
Saiba Mais: SoftBank planeja IPO em seu fundo de investimento de US$ 100 bilhões
O principal benefício de evitar ganhos tributáveis em um fundo mútuo é o diferimento de impostos, ou seja, o adiamento. Os fundos distribuem seus ganhos tributáveis para os investidores, que pagam imposto de renda sobre eles no mesmo ano.
Ao evitar eventos fiscais, os investidores podem atrasar os impostos até que eles vendam o fundo, o que pode levar anos ou décadas. É semelhante a um empréstimo com juros zero.