A Vamos (VAMO3) anunciou nesta segunda-feira (9) um novo programa de recompra de ações. Conforme o fato relevante da companhia, serão recompradas até 34 milhões de ações.
O montante estipulado no programa de recompra de ações da Vamos corresponde ao volume de 8% das ações em circulação no mercado – ou free float.
Conforme comunicado pela companhia, o programa de recompra de ações terá prazo de duração de 18 meses, com início no dia 9 de outubro de 2023 e término em 31 de março de 2025.
O objetivo, segundo a empresa, é a “maximização de valor ao acionista, sem redução do capital social, sendo as ações adquiridas utilizadas para manutenção em tesouraria, cancelamento, alienação e/ou para atender as obrigações assumidas pela Companhia perante os beneficiários dos planos de remuneração baseados em ações”.
As recompras de ações VAMO3 serão intermediadas pela XP, Bradesco, Santander, BTG Pactual e Itaú.
“As operações de compra das ações nos termos do Programa serão suportadas pelo montante global das reservas de lucro e de capital disponíveis (exceto aquelas indicadas nas alíneas no inciso I do §1º, do art. 7º da Instrução CVM nº 567/2015) constantes das últimas demonstrações financeiras da Companhia divulgadas anteriormente à efetiva transferência, para a Companhia, da propriedade das ações de sua emissão, podendo ser anuais ou informações financeiras intermediárias, observado o disposto na Resolução CVM nº 77/2022″, diz o fato relevante da Vamos.
Cotação das ações da Vamos
As ações da Vamos subiram 3,2% no pregão desta segunda-feira (9), a R$ 8,72. Os papéis, contudo, caem 18% nos últimos 30 dias.
No acumulado de 2023, a Vamos cai 24%.