A Vamos (VAMO3), protocolou nesta quarta-feira (21) na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) um pedido de registro de oferta pública de distribuição primária e secundária de 118 milhões de ações.
Com isso, a oferta de ações da Vamos pode movimentar R$ 1,5 bilhão (considerando uma cotação de R$ 12,67 por ação), considerando os montantes previstos de 78.926.599 novas ações, no âmbito da oferta primária e outras 39.463.299 de ações de emissão da companhia e titularidade da Simpar (SIMH3).
Ou seja, na qualidade de controladora da companhia a Simpar irá vender uma fatia da sua participação na Vamos, que é atualmente de 68,5%.
“A companhia pretende utilizar integralmente os recursos líquidos provenientes da oferta para realizar investimentos em crescimento orgânico, com aquisição de caminhões e máquinas e fortalecer a estrutura de capital da Companhia, reduzindo sua dívida líquida”, diz a Vamos, em seu fato relevante sobre a oferta de ações.
O preço de emissão por ação ainda será fixado, conforme destacado pela companhia. Primeiramente serão coletadas informações sobre as intenções de investimento junto a investidores profissionais locais, no Brasil, pelos coordenadores da oferta.
Além disso, agentes internacionais entrarão em contato para coletar as mesmas informações de investidores estrangeiros.
Composição acionária e desempenho da Vamos
Além dos mais de 68% do capital social detidos pela Simpar, sua controladora, a Vamos tem um free float de 30,69%, sendo uma fatia dispersa entre diversos investidores.
Os administradores da Vamos são donos de 0,0099% das ações, ante 0,7696% que estão em tesouraria.
Em termos de desempenho, as ações VAMO3 caem 4,6% no intradia desta quarta-feira (21), em que o mercado digere a notícia da oferta.
Em uma janela de 30 dias, os papéis da Vamos caem 6%, mas no acumulado de 2023 ainda ficam no azul, com avanço de 4%.
Cotação VAMO3