Valid (VLID3) reposta prejuízo líquido de R$ 148,1 mi no 2T20
A Valid (VLID3) divulgou seu balanço referente ao segundo trimestre de 2020 na última quinta-feira (6). A empresa apresentou lucro líquido negativo de R$ 148,1 milhões no período, uma queda de 2.450,8% em comparação com os valores calculados de abril a junho do ano passado. No acumulado anual, o prejuízo líquido da companhia chegou a R$ 146 milhões.
A receita líquida da Valid avançou 10,5% no segundo trimestre na comparação anual. Dessa forma, o valor apresentado foi de R$ 414,6 milhões, contra R$ 463,3 milhões do mesmo período de 2019. No acumulado do ano, a queda levou o montante a R$ 878,3 milhões. A empresa justifica o resultado da receita líquida afirmando que isso se deve aos efeitos da pandemia do coronavírus (covid-19), que afetou principalmente a divisão de Identificação. O setor sofreu uma redução de 63,5% na sua Receita Líquida uma vez que as emissões de documentos foram interrompidas tanto nas operações no Brasil, quanto nos Estados Unidos.
As operações no exterior diminuíram 14,4% no trimestre, para US$ 64,4 milhões frente a US$ 55,1 milhões em igual período do ano anterior. O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) registrado no terceiro trimestre foi de R$ 17,5 milhões, uma queda de 72,5% ante o segundo trimestre de 2019.
De acordo com o documento divulgado pela empresa, o Resultado Líquido foi impactado pela baixa por impairment, no valor de R$ 125 milhões, onde o principal impacto foi na operação de Data dos EUA, no valor total de R$ 113 milhões. A medida foi realizada para possibilitar a revisão do plano de negócios no segmento de Data USA, em função da baixa visibilidade quanto a sua recuperação, dado que os principais clientes são do mercado de varejo, cujos negócios são gerados através do atendimento em lojas físicas, bastante prejudicado neste momento de pandemia.
Sobre a Valid
A Valid é uma empresa que atua no ramo de segurança digital e física, englobando os setores de meios de pagamentos, telecomunicações, sistemas de identificação, marketing digital e certificação digital.
O foco da empresa é em desenvolver soluções para empresas, cidadão e o governo poderem se conectar, identificar e comunicar, além de realizar transações financeira e de dados de forma simples e segura.
Veja também: D1000 levanta R$ 400,2 milhões em oferta pública inicial de ações
Em 2011 a Valid Certificadora Digital nasceu, com foco total em certificação digital. A companhia informa que possui “serviços digitais de confiança, dentro dos padrões internacionais e em total integração com as normas da ICP-Brasil.