Vale (VALE3), Usiminas (USIM5) e Totvs (TOTS3) agitam mercado
Nos destaques do mercado financeiro, desta segunda-feira (10), chama a atenção dos investidores a Vale (VALE3) que paralisou as operações em Minas Gerais devido ao nível elevado de chuvas.
Além da Vale, está entre os destaques a Usiminas (USIM5) que também paralisou temporariamente as operações por causa das fortes chuvas em Minas Gerais e acionou emergência para uma barragem.
Já a Totvs (TOTS3), por meio de sua subsidiária Dimensa, comprou a startup de inteligência artificial InovaMind por R$ 23,5 milhões. E a Smart Fit (SMFT3) atingiu 3 milhões de alunos em dezembro e fica próxima do patamar pré-pandemia.
Veja os destaques de empresas:
Vale
A Vale paralisou parcialmente a circulação de trens na Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) e a produção dos sistemas sudeste e sul devido ao nível elevado de chuvas que atingem Minas Gerais.
De acordo com o fato relevante, divulgado nesta segunda-feira (10), a Vale considera o impacto sazonal do período chuvoso em todas as operações em seu plano de produção e, portanto, a mineradora reitera seu guidance de produção de 320 a 335 mil toneladas de minério de ferro para 2022.
Usiminas
A Usiminas paralisou temporariamente as operações de sua controlada Mineração Usiminas (Musa), na região de Itatiaiuçu. Em comunicado desta segunda-feira (10), as chuvas estão em níveis “expressivamente superiores à média histórica”. Não há prazo definido.
A empresa explica que as atividades da mineradora serão retomadas “quando as condições climáticas melhorarem e permitirem acesso seguro às minas e o funcionamento adequado de equipamentos, bem como após uma revisão das condições das instalações em geral.” Essa paralisação, ainda segundo a Usiminas, não deverá afetar o fornecimento de matéria prima pois serão utilizados estoques da própria Musa.
No sábado, a Musa acionou o nível 1 do Plano de Ação de Emergência de Barragens da Mineração (PAEBM) para sua Barragem Central, desativada desde 2014.
Totvs
A Totvs, anunciou que a Dimensa, subsidiária da companhia que tem a B3 (B3SA3) como sócia, assinou contrato de compra de 100% da InovaMind pelo montante de R$23,5 milhões. A InovaMind é uma startup de inteligência artificial que utiliza big data para criar produtos e serviços digitais.
Segundo a Totvs, com esta aquisição, a Dimensa amplia sua oferta de produtos e serviços para seus clientes e dá mais um passo estratégico para fortalecer sua posição de liderança no segmento de tecnologias B2B para o setor financeiro e de fintechs.
Smart Fit
A Smart Fit teve a entrada de 23 mil alunos em dezembro do ano passado, esse valor representa uma leve alta de 0,9% na comparação com novembro, totalizando 3 milhões de alunos em todos os países onde a rede de academias opera.
A Smart Fit que foi duramente afetada pelas restrições de isolamento, com o fechamento de academias, informou que esse resultado indica uma recuperação pelo sétimo mês seguido na base de clientes em todos os locais. Para se ter uma base de comparação, o mês passado representa 91% do patamar de março de 2020 (pré-pandemia).
Os destaques de empresas do Suno Notícias mostram os principais acontecimentos que prometem movimentar o mercado durante o dia, como a Vale que deve estar no foco dos investidores ao longo do dia.