Vale (VALE3) diz que não houve decisão sobre processo sucessório de presidente

A Vale (VALE3) informou que não houve qualquer decisão a respeito de uma eventual renovação do mandato de Eduardo Bartolomeu, atual presidente da companhia, bem como não houve definição sobre um possível processo sucessório para o cargo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

O anúncio ocorre após a companhia ter sido questionada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) sobre uma notícia veiculada pelo jornal Valor Econômico. Segundo a publicação, no último dia 15 de fevereiro, o conselho de administração da Vale teria realizado uma reunião extraordinária para debater sobre o processo de sucessão ou renovação do presidente, mas não teria chegado a um acordo sobre o tema.

“a Companhia reitera que não houve qualquer decisão tomada por seu Conselho de Administração quanto à eventual renovação do mandato do Presidente em exercício, com término previsto em 26 de maio de 2024, ou à realização de processo sucessório, motivo pelo qual a Companhia entendeu não ser necessária comunicação ao mercado”, diz o fato relevante.

A mineradora, no entanto, afirmou que a política de sucessão de Eduardo Bartolomeu, atual presidente da Vale, está em curso, e que a decisão do conselho de administração será anunciada ao mercado assim que for tomada.

“O processo está em curso, em conformidade com as legislações aplicáveis e com as melhores práticas de governança corporativa, presentes no Estatuto Social da Companhia. A decisão do Conselho de Administração sobre a renovação do mandato do atual Presidente ou a escolha de sucessor poderá ocorrer até o término previsto do mandato em vigor. A divulgação ao mercado ocorrerá uma vez tomada a decisão, observando regiamente as políticas internas e as legislações aplicáveis”, completa.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

Vale (VALE3): reunião para definir presidência termina sem conclusão

conselho de administração da Vale (VALE3) voltará a se reunir nos próximos dias em busca de uma definição sobre o processo de sucessão ou renovação de seu presidente, Eduardo Bartolomeo. O colegiado reuniu-se de forma extraordinária na quinta-feira (15) para debater o assunto, mas não chegou a uma conclusão.

Em comunicado enviado à imprensa, a Vale disse que as informações foram passadas pelo presidente do colegiado da mineradora, Daniel Stieler.

Segundo apuração do Valor Econômico, houve um empate na votação do conselho da administração da Vale. O grupo é formado por 13 integrantes, sendo 12 eleitos em assembleia de acionistas e um representante pelos empregados.

Na pauta, havia a opção de reconduzir o atual CEO da Vale ou de abrir processo competitivo para selecionar um executivo a partir de uma lista, incluindo Bartolomeo. Esse trabalho seria feito por uma empresa especializada em recrutamento de executivos, diz o jornal.

O Valor apurou ainda que a Previ, fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil (BBAS3) e a Bradespar (BRAP4), empresa de participações do Bradesco, votaram favoráveis à abertura de um processo competitivo. Já a Cosan (CSAN3), do empresário Rubens Ometto e que tendia a apoiar a recomendação de Bartolomeo, se absteve de votar sobre a sucessão na Vale.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Guilherme Serrano Silva

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno