A Vale (VALE3) atualizou a situação da barragem de Forquilha III, em Ouro Preto (MG), onde foi detectado um acúmulo de material sedimentado na saída do dispositivo de drenagem, no último dia 15 de março.
Segundo a Vale, representantes da Fundação Estadual do Meio Ambiente de Minas Gerais, da Defesa Civil de Minas Gerais, das Defesas Civis municipais, da Agência Nacional de Mineração e da empresa de auditoria que assessora o Ministério Público de Minas Gerais se reuniram em 8 e 9 de abril de 2024 com representantes da mineradora, incluindo o vice-presidente técnico da companhia, em uma seção técnica sobre a anomalia identificada na barragem.
A anomalia, detectada pela Vale e comunicada às autoridades, é o acúmulo de material sedimentado na saída de 1 dentre os 131 dispositivos de drenagem instalados. Todos os instrumentos de monitoramento da barragem Forquilha III indicam que as condições gerais da estrutura seguem inalteradas, disse a Vale, que implementará as ações necessárias nos próximos dias e manterá as autoridades informadas a respeito.
A companhia reforçou que a barragem Forquilha III é parte de seu programa de descaracterização de barragens e que teve protocolo de emergência em nível 3 ativado em 2019. Desde 2021, a Vale mantém uma estrutura de contenção na jusante da barragem, capaz de conter seus rejeitos. De acordo com a mineradora, a zona de autossalvamento da estrutura permanece evacuada, sem a presença de comunidades.
Vale (VALE3) diz que apura afirmações de ex-conselheiro após renúncia
A Vale se manifestou a respeito de uma entrevista dada por Marcelo Gasparino, representante dos acionistas minoritários da mineradora, ao jornal O Globo, na qual a empresa é mencionada.
Na entrevista, Marcelo Gasparino é questionado sobre uma afirmação dada por José Luciano Penido, ex-conselheiro da Vale, sugerindo que ele estava saindo por causa de uma “evidente e nefasta influência política”. Penido apresentou sua renúncia ao cargo no último dia 11 de março.
“O que ele fez, no meu ponto de vista, foi tentar dar uma satisfação para um público que não sei qual é, mas fez acusações muito fortes e que vão ter que ser apuradas”, disse o representante dos acionistas minoritários à coluna da jornalista Malu Gaspar.
Em comunicado, a Vale esclareceu que há uma apuração em curso para elucidar as afirmações de Penido.
“Essa apuração é conduzida pelo chief compliance officer da companhia e sua existência é de conhecimento do conselho de administração da Vale. Uma vez concluídos os trabalhos de apuração previsto, a Vale divulgará resultados materiais de forma transparente ao mercado”, informou a mineradora.
Desempenho das ações:
Confira o desempenho das ações de Vale (VALE3).
Cotação VALE3