Vale (VALE3) retoma operação em EFVM após incêndio

A Vale (VALE3) retomou as operações de transporte de carga na Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), conforme informado em comunicado nesta sexta-feira (27).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2025/01/1420x240-Desktop.png

A operação da Vale na EFVM foi retomada após, na quinta (26), ocorrer um incêndio em um trem com carga de terceiros em Antônio Dias (MG).

Segundo a companhia, essa interrupção não prejudicou a programação de produção.

A mineradora utilizou um plano de emergências e atuou para conter o incêndio junto ao Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais.

Dos 15 vagões do trem, oito foram atingidos pelo incêndio. Não houve impacto do trem de passageiros, segundo a companhia.

Vale faz atualização sobre CEO

A mineradora anunciou que Shaun Usmar assumirá o cargo de CEO da Vale Base Metals a partir de 1º de outubro de 2024.

Usmar, que ficará sediado em Toronto, é um executivo com mais de 30 anos de experiência na indústria de mineração, em funções operacionais, financeiras e de liderança.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2025/01/1420x240-Desktop-2.png

Antes de assumir a Vale Base Metals, Shaun Usmar havia fundado a Triple Flag e foi vice-presidente executivo sênior e diretor financeiro da Barrick Gold Corporation, onde teve um papel crucial na reestruturação da empresa.

A Vale também comunicou que finalizou uma operação para estabelecer uma joint venture com a Apollo relacionada ao Vale Oman Distribution Center (VODC). O terminal marítimo em Sohar, Omã, tem capacidade de 40 milhões de toneladas por ano (Mtpa) e agora contará com a Apollo detendo 50% de participação na joint venture, após um investimento de US$ 600 milhões.

Por fim, a companhia também informou que segue em busca de parceiros para a Aliança Geração de Energia, embora ainda não tenha sido tomada qualquer decisão ou firmado acordo sobre o parceiro potencial ou a estrutura de capital.

A mineradora já havia sinalizado essa busca em junho, após adquirir os 45% da Cemig por R$ 2,7 bilhões. A Aliança conta com sete usinas hidrelétricas em Minas Gerais, além de complexos eólicos no Rio Grande do Norte e Ceará, totalizando 1.438 MW de capacidade instalada.

Esse movimento fortalece a estratégia da Vale de expandir sua plataforma de energia e diversificar seu portfólio, aproveitando ativos importantes no setor energético.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno