A Vale (VALE3) anunciou nesta terça-feira (28) que está desenvolvendo uma nova locomotiva de pátio de manobra 100% elétrica, em parceria com a Progress Rail, do grupo norte-americano Caterpillar.
A mineradora informou, por meio de comunicado, que o empreendimento reduz emissões de gases de efeito estufa pela substituição de diesel por eletricidade proveniente de fontes renováveis. A locomotiva movida a bateria é a primeira do setor no Brasil, salientou a Vale.
Para tanto, as baterias terão a capacidade de armazenamento de 1,9 megawatt/hora (MWh), que poderá ser estendida até 2,4 MWh, podendo operar até 24 horas sem necessidade de parar para recarregar.
O projeto também prevê a redução da emissão de ruídos, de maneira a minimizar os impactos nas comunidades que moram no entorno das operações da companhia.
A exportadora de commodities informou que a locomotiva entrará em fase-piloto ainda neste semestre, na Unidade Tubarão, em Vitória (ES). O equipamento está em fase de construção na planta industrial da Progress Rail, em Sete Lagoas (MG).
Vale objetiva substituir matriz energética por fontes limpas
O empreendimento faz parte do Programa PowerShift da Vale, para substituição da matriz energética por fontes limpas. Para a mineradora, a iniciativa contribui com a estratégia de redução de suas emissões diretas e indiretas em 33% até 2030, a partir de 2017, alinhada ao Acordo de Paris.
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A companhia informou que, atualmente, as emissões das ferrovias correspondem a cerca de 10% do total. “Se a tecnologia se mostrar viável, os equipamentos elétricos poderão contribuir para reduzir as emissões das ferrovias”, ressaltou a empresa.
A Vale vem sendo fortemente cobrada por melhores práticas ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês), principalmente após a tragédia de Brumadinho, no final do passado.