Ícone do site Suno Notícias

Presidente da Vale (VALE3) será reconduzido para novo mandato antes de assembleia, diz jornal

O presidente da Vale (VALE3), Eduardo Bartolomeo, será reconduzido para um novo mandato antes da realização da Assembleia Geral Ordinária (AGO) da empresa, prevista para o dia 30 de abril. As informações do “Valor Econômico”.

O mandato teve sua duração alterada na última sexta-feira (12) durante Assembleia Geral Extraordinária (AGE) da Vale. De acordo com o jornal, a alteração ocorreu pois “a diretoria precisa de um horizonte mais longo”.

O novo mandato do presidente e da diretoria-executiva da companhia será de três anos e irá durar de abril deste ano até o mesmo mês de 2024. Enquanto até o momento, os mandatos da diretoria eram de apenas dois anos.

Contudo, mesmo com o mandato fixo da diretoria, os executivos podem ser demitidos a qualquer momento, se necessário.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Bartolomeo assumiu o comando da Vale de forma interina no carnaval de 2019, após o afastamento de Fabio Schvartsman, então CEO da companhia, quando ocorreu a tragédia de Brumadinho.

Vale: Acionistas aprovam mínimo de 7 conselheiros independentes

Os acionistas da Vale aprovaram na última sexta-feira (12), em assembleia, treze alterações no estatuto da companhia. Entre elas, o mínimo obrigatório de sete membros independentes no conselho.

Na Assembleia Geral Extraordinária com os acionistas da Vale, também foi discutida a votação individual na escolha dos conselheiros. Diante disso, o presidente e o vice do colegiado devem ser eleitos pelo conjunto dos acionistas e não mais pelo próprio conselho.

De acordo com o presidente do conselho da mineradora, José Maurício Coelho,  “Este é um passo fundamental para adequar a governança da Vale à sua nova realidade de empresa sem controle definido, com um Conselho de Administração formado com maioria de conselheiros independentes, e prepará-la para os desafios dos próximos anos”.

Ao passo que as regras aprovadas já serão aplicadas na próxima Assembleia Geral Ordinária, prevista para 30 de abril. Nesta data, serão eleitos doze membros do conselho para o mandato de 2021 a 2023.

Além disso, um Comitê de Nomeação divulgou na última quarta-feira os 12 indicados ao conselho, incluindo oito membros independentes, cinco a mais do que na atual configuração. O 13º membro será indicado pelos empregados da Vale.

Última cotação

As ações da Vale fecharam o pregão em queda de 0,60%, a R$ 96,82.

 

Sair da versão mobile