A mineradora Vale (VALE3) recebeu na manhã desta quinta-feira (22) uma notificação da Prefeitura Municipal de Mangaratiba, no Rio de Janeiro, determinando a suspenção temporária das atividades portuárias no Terminal da Ilha Guaíba (TIG).
Em seu comunicado enviado ao mercado, a Vale reforça que tem as licenças necessárias para a operação regular do terminal, emitidas pelas autoridades competentes. Frente a isso, a mineradora aponta que “irá adotar todas as medidas cabíveis para garantir a manutenção das suas atividades no TIG“.
O Terminal da Ilha Guaíba embarcou uma média de 60 mil toneladas por dia durante o primeiro trimestre desse ano. Além disso, as atividades de descarga e manuseio continuam funcionando.
A companhia já estava no radar dos investidores hoje, já que Roberto Castello Branco, antigo diretor-executivo (CEO) da Petrobras (PETR4), saiu na frente na disputa pela presidência do conselho de administração da mineradora, de acordo com informações do jornal O Estado de São Paulo.
A Genial Investimentos, em documento enviado à Associação de Investidores no Mercado de Capitais (Amec), mostrou que em uma votação na sua plataforma o nome de Castello Branco foi o mais bem avaliado entre os que estão na disputa por um cargo no colegiado da Vale.
Castello Branco ficou com 21 pontos, cinco a mais do que o segundo colocado, Roger Downey, indicado pela companhia – na lista há nomes sugeridos tanto pela própria empresa quanto pelos minoritários.
Vale lembrar que o executivo já foi diretor da Vale entre 1999 e 2014 e ganhou na avaliação duas estrelas, nota máxima, para sua sua experiências como CEO, em relações institucionais, em conhecimentos sobre a mineradora, em percepção de talentos, em transformação cultural, e em sustentabilidade e ESG. Ele só não teve a pontuação máxima nas categorias comercial e trading.
Cotação da Vale
Por volta das 15h10 de hoje, a ação da Vale (VALE3) operava em queda de 0,25%, valendo R$ 105,88.