A agência de rating Moody’s acredita que a intervenção estatal em empresas privadas como a Vale (VALE3) pode ser um risco.
A avaliação foi publicada em um relatório da agência de risco, “Empresas estatais enfrentam riscos crescentes de governança à medida que prioridades políticas mudam”, que avalia o impacto das trocas de governo nas companhias estatais e privadas.
“Embora a mineradora Vale seja privada desde 1997, o presidente Lula sugeriu substituir o presidente-executivo Eduardo Bartolomeo por Guido Mantega, que foi ministro da Fazenda de 2006 a 2014, quando o contrato de Bartolomeo expirar em maio de 2024″, relembra a Moody’s.
O governo pode mudar a diretoria da Vale (VALE3)?
De acordo com o estatuto, o próprio conselho da Vale deve selecionar o presidente-executivo de acordo com a sua política de sucessão do CEO.
Em março de 2024, a VALE3 comunicou que seu conselho havia prorrogado o mandato de Bartolomeo ao longo do ano, e que o executivo concordou em apoiar a transição para a nova liderança no início de 2025 e atuar como assessor da empresa até 31 de dezembro de 2025.
Além disso, a Vale “bateu o pé” e esclareceu que o processo de sucessão seguirá alinhado as suas políticas de governança.
“A possibilidade de mudanças frequentes na liderança executiva pode tornar o desempenho financeiro, o planejamento estratégico e as operações diárias das empresas estatais mais imprevisíveis no longo
prazo”, alerta o relatório da Moody’s.
Segundo a agência de ratings de qualidade de crédito, a Vale atualmente encontra-se na escala “Baa3” em nível estável. enquanto o Brasil como um todo encontra-se em uma classificação melhor, “Ba2”.
VALE3 hoje
Nesta segunda-feira (8), as ações VALE3 disparam no Ibovespa, liderando os ganhos do índice. A alta acontece em linha com a alta dos preços futuros do minério de ferro, que atingiram hoje o valor mais alto em quase duas semanas.
No intradia, às 12h30, as ações da Vale subiam 4,61%, cotadas a R$ 62,46. Os papéis de outras empresas do setor de siderurgia e mineração também acompanhavam os ganhos.