Ícone do site Suno Notícias

Se o minério caiu, por que as ações da Vale (VALE3) e das mineradoras subiram no Ibovespa hoje?

Vale (VALE3). Foto: Reprodução Facebook

Vale (VALE3). Foto: Reprodução Facebook

As ações da Vale (VALE3) fecharam em alta de 1,93%, cotadas a R$ 78,23, nesta segunda-feira (10). Junto aos ganhos da blue chip, o Ibovespa avançou 1,02%, aos 101.846,64 pontos.

Além da Vale, os papéis de outras mineradoras e siderúrgicassubiram no pregão de hoje. Confira abaixo:

Para muitos investidores, a alta das mineradoras e siderúrgicas no Ibovespa foi atípica, visto que os contratos futuros do minério de ferro recuaram nesta segunda. Na Dalian Commodity Exchange (DCE), o minério de ferro fechou em baixa de 1,83%, US$ 113 (777 iuanes) a tonelada.

No entanto, segundo Rodrigo Cohen, analista de investimentos e co-fundador da Escola de Investimentos, a explicação para a valorização da Vale, junto a mineradoras e siderúrgicas no pregão de hoje, vai além da cotação das commodities.

“Apesar do minério e petróleo não andarem de forma positiva, com o minério e petróleo caindo hoje, temos altas generalizadas em empresas de diversos setores devido ao otimismo no mercado que tem gerado altas sistêmicas. Destaque também para as altas para 3R (RRP3) e empresas de educação”, explica.

Cohen pontua que nesta segunda houve uma alta generalizada no Ibovespa. A Bolsa operou embalada pelo otimismo em relação ao arcabouço fiscal. Isso porque, hoje, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse ter certeza de que a nova regra fiscal será aprovado no Congresso.

Visto que a viagem do chefe do executivo para a China foi adiada para esta semana, a expectativa é de que a apresentação da proposta à Câmara dos Deputados e ao Senado seja adiantada.

“O próprio Haddad [ministro da Fazenda] afirmou que o governo irá fechar o texto antes da viagem. Com isso o mercado se anima em virtude de uma definição de próximos passos da nossa política econômica. O que deixa o mercado em queda é a indefinição, e não é isso que vemos hoje”, afirma o co-fundador da Escola de Investimentos.

Vale: a única sobrevivente do rali?

Entre as empresas do setor de mineração e siderurgia, o BofA sublinha que a Vale é a principal posição de longo prazo do consenso atual.

Apesar disso, os investidores reduziram suas posições desde dezembro, por causa das incertezas em relação à sustentabilidade do preço do minério de ferro.

“A falta de convicção e clareza sobre as perspectivas para o setor fez com que a maioria dos investidores não desejasse receber chamadas direcionais, com a maioria à procura de portos seguros”, dizem os analistas, destacando que a Vale ainda ocupa essa posição.

Sair da versão mobile