A Vale (VALE3) emitiu nesta segunda-feira (18) um comunicado informando que sua atividade na mina Onça Puma, no Pará, foi cassada na Justiça novamente. A mineradora já havia paralisado suas operações no início do mês, mas conseguiu autorização para retomar as atividades.
A Vale informa que “seguirá tomando as providências administrativas e judiciais cabíveis buscando reverter a ordem de suspensão das operações da mina, que entende improcedente”. O restabelecendo da suspensão da Licença de Operação (LO) foi definido pela Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Pará.
Em 4 de outubro, a mineradora anunciou que estava paralisando suas operações na mina, em virtude da notificação emitida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS). A medida suspendeu sua licença por descumprimento das condições de autorização, relativas à disponibilidade de estrutura de fibra ótica nos municípios de Ourilândia do Norte, Tucumã, Água Azul do Norte, Parauapebas e São Félix do Xingu, e à implantação de unidade de saúde na região.
No entanto, a Vale conseguiu voltar com suas operações no dia 7, conseguindo o restabelecimento da vigência e validade da licença de operação da mina de Onça Puma, o que concedeu retorno imediato das operações. A liminar foi proferida por uma juíza da 3ª Vara de Fazenda da Comarca de Belém. Agora, a companhia vai retornar à paralisação.
BTG prevê dividendo extraordinário da Vale
Ainda este mês, o BTG Pactual (BPAC11) revisou sua projeção para a Vale (VALE3) em 2022, devido a correção acentuada dos preços do minério de ferro. O banco reduziu o preço-alvo para R$ 115 ao final de 2022, mas permaneceu com a recomendação de compra por acreditar que a mineradora pode anunciar dividendos extraordinários adicionais no quarto trimestre deste ano.
“Esperamos que a empresa pague pelo menos US$ 10 bilhões em dividendos (dividend yield de 13%). Acreditamos que a Vale poderia anunciar dividendos extraordinários adicionais no 4T (além do lucro do 3T21), depois de pagar o máximo que poderia em setembro”, informa o relatório
Nesses níveis, os analistas do BTG afirmam ver a Vale sendo negociada a 3,5 vezes o valor de mercado pelo Ebitda em 2022, gerando rendimentos de fluxo de caixa (free cash flow yield) de 14%, “que consideramos atrativos”.